Policiais do 11º BPM passam por avaliação psicológica preventiva

Policiais militares do 11º BPM de Campo Mourão, têm à disposição o serviço de avaliação psicológica preventiva. O objetivo é ter um diagnóstico sobre as condições de cada profissional que atua nas 20 cidades atendidas pela Unidade. Cerca de 80% do efetivo do 11º Batalhão já passaram por uma consulta. As informações são do setor de Comunicação Social da PM.

De acordo com a psicóloga Dyane Dias Dalpont, que atua no BPM através do Programa “Prumos”, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, 'é muito importante que se tenha um diagnóstico da condição psicológica dos policiais militares'. 

“Essa avaliação tem como propósito maior saber realmente como está o estado mental de cada militar que pertence ao batalhão e identificar possíveis problemas que possam afetar não só a atuação junto à comunidade, mas também no convívio com os seus familiares no meio em que o policial está inserido”, explica.

Ainda de acordo com Dyane, o 11º BPM tem se preocupado em realizar esse trabalho preventivo buscando melhorar a condição psicológica daqueles profissionais que precisam de acompanhamento. Para o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Major Cleverson Vidal Veiga, essa triagem realizada pela psicóloga é bastante importante para se ter uma dimensão das reais condições dos militares estaduais que atuam na Unidade.

“Temos uma preocupação constante com o bem-estar dos nossos policiais e, por isso, é muito importante que se faça um trabalho preventivo, a fim de identificar algum problema que este profissional esteja passando e, desta forma, evitar maiores problemas”, falou o major. 

O trabalho desenvolvido pela psicóloga no 11º BPM tem como objetivo dar suporte psicossocial não somente aos policiais e bombeiros militares da ativa, mas também aos que já se encontram na reserva remunerada e também aos familiares que necessitam de um suporte na área. Pelo fato de estarem diretamente expostos a situações de violência estresse e pressão, estes profissionais precisam de acompanhamento adequado para o pleno desenvolvimento de suas atividades junto à população.