População pode tomar vacina contra gripe em 16 postos de Saúde em Campo Mourão a partir de hoje

A Secretaria de Saúde de Campo Mourão abriu nesta quarta-feira (29), a vacinação contra Influenza (Gripe). A população pode procurar uma das 16 unidades de saúde para se imunizar. Este ano, a vacinação não está sendo feita escalonada por grupos prioritários. Ou seja, todo o público-alvo já pode tomar a dose do medicamento.

De acordo com o município, a vacinação está sendo feita nas UBS Cohapar, Pio XII, Damferi, Copacabana, Guarujá, Piquirivai, Urupês, Cidade Nova, Perdoncini, Alvorada, Modelo, Tropical e Paulista, das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas. Já nas UBS Lar Paraná e Avelino Piacentini, o atendimento é das 8 às 11 horas. Por fim, no Centro Social Urbano, das 8 às 18h30.

Em Campo Mourão, de acordo com dados da 11ª Regional da Saúde, devem ser vacinados 1.922 crianças de 6 meses a 2 anos; 4.843 crianças de 2 meses a 5 anos; 961 gestantes; 158 puérperas;15.929 pessoas com 60 anos ou mais; 2.933 trabalhadores da Saúde; 146 povos indígenas; 6.263 pacientes com comorbidades; 20 adolescentes em medidas socioeducativas; 522 presos; 105 servidores do sistema prisional;1.457 professores; e 824 pessoas com deficiência física.

A Saúde informou que nesta quinta-feira (30) e 6 de abril, a UBS Cidade Nova não fará vacina contra Influenza, pois estará realizando o esquema de pré-exposição antirrábica. O Município promoverá o dia D da campanha em 15 de abril com a vacinação contra Covid bivalente e monovalente, Influenza e vacinas de rotina.

Na Comcam, a meta da Regional de Saúde é vacinar 142.826 pessoas. A campanha foi iniciada de forma antecipada. A data pré-estipulada pelo Ministério da Saúde em nível Brasil é 10 de abril. A vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção do vírus da gripe e de suas complicações. A vacina é trivalente, ou seja, protege contra 3 tipos de vírus: dois de influenza A e um de influenza B.

Somente para a campanha da Influenza, 4,6 milhões de pessoas estão elencadas como grupo prioritário para receber a vacina no Paraná. Até agora, o Estado recebeu 388 mil doses para vacinação contra a gripe.

O público-alvo da campanha é: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da Saúde; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.