Por 371 a 230 votos, Unidade Polo também aprova mudança para colégio cívico-militar

Por 371 votos a 230, o Colégio Estadual Unidade Polo, de Campo Mourão, aprovou nessa sexta-feira (30), a implementação do colégio cívico-militar na unidade. O colégio Darci José Costa também aceitou o modelo de ensino. Já os colégios Vinícius de Moraes e Antônio Teodoro de Oliveira rejeitaram. 

Todos os outros quatro colégios da região também votaram ‘sim’ para implementação do modelo de ensino. São eles: Colégio Vila Guairá (Goioerê); Rui Barbosa (Mamborê); Olavo Bilac (Peabiru); e Olavo Bilac (Ubiratã). 

Os colégios foram selecionados pela Secretaria de Educação e do Esporte. Um dos diferenciais é o aumento da carga horária curricular, com aulas extras de português, matemática e valores éticos e constitucionais. O programa será implementado a partir de 2021. 

A nova modalidade de ensino funcionará com gestão compartilhada entre militares e civis em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As instituições de ensino selecionadas funcionarão em regime de cooperação, por meio de termo entre a Secretaria da Educação e do Esporte e a Secretaria da Segurança Pública do Paraná. O programa será avaliado continuamente a partir da implementação, como forma de aferição da melhoria e do alcance das metas do modelo proposto. Não haverá seleção de alunos.

As aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os militares serão responsáveis pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares. Haverá um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.

O diretor cívico-militar será indicado pela Secretaria da Educação, responsável pela seleção por meio de entrevista e avaliação. Os militares da reserva podem ser voluntários. Eles serão remunerados por meio de diárias criadas por lei em 2017, cujo valor variará conforme a atribuição desempenhada na instituição de ensino.