Posto de saúde do Damferi é fechado após risco de ataque de abelhas
O secretário de Saúde de Campo Mourão, Sérgio Henrique dos Santos, determinou nessa quarta-feira (22), o fechamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) do jardim Damferi após ser encontrada uma colmeia de abelhas no local, que colocava pacientes em risco. A medida preventiva foi tomada após o perigo de ataques, já que as abelhas estavam bastante alvoroçadas. A unidade é frequentada principalmente por idosos, mulheres grávidas e crianças.
A colmeia foi identifica em uma das lajes da unidade. “Para não colocar em risco a vida população decidimos suspender o atendimento e solicitar a um profissional a retirada da colmeia por um problema de saúde”, falou o secretário, ao ressaltar que o fechamento é preventivo.
“As abelhas podem picar algum morador alérgico, por exemplo, causando um choque anafilático, podendo levar a pessoa à morte. Pensando neste risco achamos prudente fechar a unidade e suspender os atendimentos hoje”, frisou.
O secretário informou que pacientes que estavam com consultas marcadas na unidade foram avisados e terão as mesmas remarcadas. “Se necessário amanhã [quinta-feira] será mantida a medida (fechamento do posto)”, falou Santos.
Campo Mourão tem atualmente aproximadamente 25 prédios ligados a área de saúde. A orientação, conforme o secretário, em casos como este, é que o responsável pela unidade seja informado para evitar expor a população a riscos.
“Qualquer um que identificar algum risco avise o responsável para que as medidas sejam tomadas”, ressaltou. No caso do Damferi, a própria equipe de funcionários do local identificou o problema.

