Prefeitura de CM notifica proprietários de túmulos em situação de abandono
A prefeitura de Campo Mourão notificou esta semana via Órgão Oficial do município, 76 proprietários de túmulos que estão com algum tipo de irregularidade no cemitério municipal São Judas Tadeu. Eles têm até 15 dias para procurar a administração do ‘campo santo’ para regularizar a situação, sob risco de desapropriação do lote.
As desapropriações foram iniciadas a partir de 2012 para amenizar a falta de espaço para novos túmulos. Segundo a administradora do cemitério, Janete Iori, após constatar a irregularidade, tenta primeiramente contato com o proprietário ante de incluí-los na lista de desapropriação.
Aqueles que não são encontrados são notificados via órgão oficial do município e se entrarem para a lista de desapropriação têm 30 dias para resolver o caso. O problema em alguns casos, é que além de não verem o Órgão Oficial, algumas pessoas não tem telefone e nem endereço atualizado no cadastro, dificultando a sua localização.
Na desapropriação, os restos mortais são retirados dos túmulos e identificados e removidos ao ossuário, de onde não podem mais ser retirados. Os túmulos revertidos ao município são colocados à venda novamente. Como agora a lei não permite mais sepultamentos no chão, o município já comercializa o terreno com a carneira pronta. A carneira simples custa R$ 600,00, mais o valor do terreno: R$ 76,29.
Entre os problemas mais comuns, explica Janete, estão lotes sem documentação, gavetas sem tampas, túmulos com tampas abertas, e lotes em situação de abandono. “As gavetas abertas acumulam água quando chove se tornando ambiente propício à proliferação do Aedes aegypti”, observou. Segundo ela, a maioria das irregularidades estão relacionadas à documentação.
Janete comentou que os túmulos em estado de abandono ficam tomados pelo mato, outros estão rachados e as carneiras muito antigas com tampas quebradas, servindo de descarte de entulhos até mesmo por alguns proprietários que fazem a limpeza de seus lotes.
O cemitério São Judas foi inaugurado oficialmente em 1962. Porém há registros de sepultamentos no local desde 1957. O ‘campo santo’ tem aproximadamente 22 mil túmulos.

