Presidente de associação do Jardim Cidade Nova conquista vaga de vereador

Dos 14 presidentes de associações de moradores que disputaram a eleição para vereador no domingo (15), em Campo Mourão, Amilton Gomes de Souza (PSDB), o Miltinho do Cidade Nova, foi o único eleito. Ele obteve 882 votos e é um dos “calouros” que assumirão o mandato no próximo ano. Pelos cálculos da União dos Presidentes de Associações (Uprescam), foi a primeira eleição com tantos candidatos representantes dos bairros.

“Agradeço Campo Mourão pelos votos recebidos. A eleição de vereador é difícil por ser muito concorrida e se a gente for analisar, um evento com 882 pessoas tem que ser em um local grande. Sempre trabalhei voluntariamente em prol do povo, como presidente da associação e esse trabalho agora foi reconhecido”, comentou o vereador eleito.

É a terceira vez consecutiva que Miltinho disputa a eleição para vereador. “Foi uma promessa que fiz ao meu falecido pai há muitos anos: que seria eleito vereador. Não foi possível em 2012 e em 2016, mas graças a Deus agora deu certo”, ressalta.

Na história recente do Legislativo Municipal, apenas sete presidentes de associações exerceram mandatos de vereadores: Izael Skowronski, Sidnei Jardim, Ademir Franco de Lima, Edson Lima, Roque de Freitas, Toninho Machado e Cesar Stanziola.

Nascido em 1973, Miltinho tem o ensino médio completo e morou no Lar Paraná por 19 anos. Em 1993, quando casou-se, foi morar no  Jardim Cidade Nova. Ele é casado e pai de três filhos. Confira a resposta  na íntegra a outras perguntas.
 
Como começou sua história na política?
Na verdade tudo começou quando fui escolhido presidente da turma de 8ª série para a organização da formatura. Fizemos um grande evento. Acompanhei de perto o trabalho do falecido vereador Júlio Vieira no Lar Paraná e meu pai também foi candidato a vereador. Depois veio eleição de presidente de bairro, envolvimento em campanhas políticas  e filiação partidária.
 
Como será o Miltinho do Cidade Nova como vereador?
Vou trabalhar para dar apoio ao prefeito, que fez um trabalho muito bom nesses quatro anos e acredito que vai melhorar ainda mais na próxima gestão. Vou fiscalizar principalmente o atendimento nos postos de saúde, nas escolas, que são serviços públicos que a população mais necessita.
 
Como cidadão e líder de bairro você costuma acompanhar as sessões da Câmara?
Isso nem sempre foi possível porque meu trabalho privado sempre foi no período noturno. Mas sempre tive muito contato com os vereadores na busca de melhorias para o bairro, assim como nossos deputados. Mas a gente vai aprendendo durante a caminhada, tenho um bom relacionamento com o deputado Douglas Fabrício, assim como o deputado Rubens Bueno, que é uma referência e um homem que respeito muito pela caminhada dele.
 
Qual a maior necessidade de Campo Mourão atualmente?
Mais emprego para a população e a saúde tem que melhorar na parte técnica e nas especialidades. É preciso aumentar o número de especialistas para que as pessoas não fiquem tanto tempo na fila porque quem está doente não pode esperar.
 
Qual seu pensamento em relação a diárias e pagamento de cursos para vereadores?
Tem que ver o por que da utilização da diária. Se o vereador usar para ir em busca de benefícios para a cidade, numa viagem à capital do Estado, por exemplo, sou favorável. Fazer curso também é importante para aperfeiçoar o trabalho que será prestado a população.