Presídio ainda não inaugurado de CM está recebendo presos infectados com Covid-19
Mesmo ainda sem ter sido inaugurado, o presídio de Campo Mourão, na região do jardim Cidade Nova, está recebendo presos infectados com o novo coronavírus (Covid-19), encaminhados pelo Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR). A informação é do secretário de Saúde do município, Sérgio Henrique dos Santos.
Segundo Santos, o local está atualmente com 35 detentos positivados para Covid-19, sendo 19 de Maringá, 14 de Cruzeiro do Oeste e 2 de Campo Mourão. “Ainda não sabemos se serão encaminhados presos de outros locais”, falou o secretário.
Santos disse que os detentos são monitorados diariamente por uma equipe de saúde de Campo Mourão. “Nós fazemos o monitoramento frequente com um enfermeiro que vai lá todos os dias. É feito aferição da temperatura corporal, entre outros exames”, falou.
Segundo o secretário, todos os presos que estão no local já vieram de fora com confirmação para o vírus. “Em caso de agravo poderá ser transferido para enfermaria da Santa Casa ou UTI. Mas sempre vai ser acionado o Serviço de Urgência e Emergência (Samu) que fará regulação para onde ele irá ser levado. Enquanto tiver vagas aqui o atendimento será por aqui mesmo”, frisou.
Ao ser questionado se presos de Toledo também serão transferidos para cá, o secretário não soube informar. “Não temos esta informação com antecedência”, frisou. Um total de 142 dos 158 presos da cadeia pública de Toledo está infectado com Codiv-19. Os exames – testes rápidos- foram realizados na sexta-feira (12), em todos os detentos.
Os testes foram realizados após 20 presos apresentarem sintomas da doença entre os dias 29 a 31 do mês de maio. Os primeiros a realizarem o teste, no último dia 3 de junho, tiveram os resultados confirmados. Diante da situação, todos os demais foram submetidos aos testes.
Os exames foram realizados pela secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica do município, com acompanhamento do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR). A situação foi levada ao Ministério Público da Comarca de Toledo. De acordo com informações, apesar de terem contraído o vírus, nenhum dos detentos teve complicações causadas pela doença.

