Primeiro caso de intoxicação por metanol em Campo Mourão é confirmado
Foi confirmado, no final da manhã desta quarta-feira (8), o primeiro caso de intoxicação por metanol em Campo Mourão. O paciente é um jovem de 20 anos, morador da cidade. A confirmação foi feita pelo Hospital Santa Casa. A situação não foi considerada grave, e o jovem já recebeu alta hospitalar, mas permanece sendo acompanhado pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde.
O quadro do paciente foi classificado como “intoxicação por metanol com critérios clínicos”. Além disso, foi especificada a necessidade de observação por 72 horas, com base nas orientações do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox).
Conforme divulgado anteriormente pela Secretaria Municipal de Saúde, o jovem procurou o Pronto Atendimento do Jardim Lar Paraná na segunda-feira (6). No local, ele relatou que apresentava sintomas como visão turva, dor de cabeça, vômito e diarreia e que teria ingerido bebida alcoólica, especificamente vodka e gim, na noite do último sábado (4).
Equipes da Vigilância Sanitária e órgãos de fiscalização foram mobilizados para acompanhar a situação. Em seguida, a equipe da unidade manteve contato com o CIATox, realizou exames laboratoriais, coleta de gasometria e eletrocardiograma seriado, além de iniciar o tratamento conforme as orientações técnicas, mantendo o paciente monitorado, hidratado e medicado. Ainda na segunda-feira, no fim da tarde, ele precisou ser transferido ao Hospital Santa Casa.
A secretária municipal de Saúde, Camila Corchak, afirmou que a equipe está trabalhando de maneira coordenada para proteger a população e manter as unidades de saúde preparadas para atender eventuais casos. A secretaria, com apoio do Procon e da Polícia Civil, também informou que intensificou a fiscalização nos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas.

