Procon de Campo Mourão alerta para prática abusiva no preço de combustíveis
O chefe do Procon de Campo Mourão, Sidnei Jardim, emitiu uma alerta nesta sexta-feira (19) para a prática de abuso no preço de combustíveis por alguns postos da cidade. A Petrobrás autorizou o aumento do combustível a partir desta sexta-feira (19): 15,2% no óleo diesel e 10,2% na gasolina.
Segundo Jardim, antes mesmo do anúncio do reajuste, alguns postos já elevaram os preços nas bombas, o que configura abuso contra o consumidor. “Em Campo Mourão recebemos denúncias neste sentido. O combustível que ainda está na bomba do posto deve ter o preço anterior cobrado. Só poderá aumentar na bomba quando receber o novo combustível já com o reajuste”, explicou o chefe do Procon.
Ele pediu que o consumidor que constatar a prática procure o Procon e denuncie para que o estabelecimento seja autuado. “Esta prática é uma conduta criminosa que fere o Código de Defesa do Consumidor. Precisamos da sua denúncia”, orientou.
Para registrar denúncias a respeito, o consumidor deve acessar o site do Procon, via portal da prefeitura do município (campomourao.atende.net). É imprescindível o consumidor guardar a nota fiscal do produto. “Faça isso porque poderemos ir até o posto, se houver esta prática, e multá-lo por esta conduta criminosa”, afirmou.
Jardim lembrou que o Procon não é órgão fiscalizador de preço de combustível, o que cabe a Agência Nacional do Petróleo (ANP), mas deve atuar em defesa do consumidor. “Em Campo Mourão não será permitida esta pratica abusiva”, ressaltou.

