Programa Emprega Apae inicia novas turmas nesta sexta-feira em Campo Mourão
O programa nacional “Emprega Apae” iniciará duas novas turmas em Campo Mourão nesta sexta-feira (1º de agosto). A capacitação é uma iniciativa da Apae Brasil, que visa à inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) intelectual no mercado de trabalho formal, e acontecerá até dia 5 de dezembro deste ano. Para informações a respeito de disponibilidade de vagas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (44) 99104-6512.
Com duração de 1h30, as aulas acontecerão às sextas-feiras, em duas turmas. Uma será no período da manhã, das 9 horas às 10h30, enquanto a outra, à tarde, das 14 horas às 15h30. A oportunidade de desenvolvimento e capacitação também é voltada para PcD intelectual associada com a física.
De acordo com Daniela Fernanda Barreto Freitas dos Santos, diretora de Assistência Social da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Campo Mourão, durante o curso, os participantes receberão apoio na elaboração de currículos, bem como serão preparados para a entrevistas e contato com empresas. Também serão avaliadas as oportunidades de trabalho e as necessidades das PcD, buscando vagas compatíveis com suas habilidades.
Conforme a diretora de Assistência Social, o objetivo da iniciativa é incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal, por meio de equipe capacitada na metodologia de Emprego Apoiado (AE). “Busca a inserção efetiva dessas pessoas no ambiente de trabalho, fornecendo suporte e acompanhamento tanto para o profissional quanto para a empresa”, explicou Daniela.
Dessa maneira, é oferecida assistência às empresas em todas as etapas da contratação das PcD, visando promover um ambiente mais acessível, respeitoso e acolhedor. A iniciativa é, ainda, uma forma de cumprir integralmente a Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91), mais especificamente o que está expresso no Artigo 93, que diz: “A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas”.
Os profissionais, ao serem contratados, também terão auxílio para se adaptarem ao local de trabalho, além de acompanhamento para o desenvolvimento de habilidades específicas e a resolução de eventuais dificuldades. A assistência tanto do profissional quanto da empresa no processo de inclusão será feita pela psicóloga do programa. Com isso, a adaptação de ambos ocorrerá com suporte e assessoria especializada.
Daniela informou que, caso não seja possível ingressar em uma das turmas abertas no momento, os interessados poderão aguardar a próxima edição do curso, que será divulgada pelas redes sociais da Apae de Campo Mourão, no Instagram @apaecm.
Serviço
Os interessados podem entrar em contato com a diretoria de Assistência Social da Apae de Campo Mourão, pelo telefone (44) 99104-6512.

