Projeto Cooperativa do Livro incentiva leitura em Campo Mourão e já emprestou mil obras

Fundado há cerca de seis anos em Campo Mourão, o projeto Cooperativa do Livro vem incentivando à leitura, bem como facilitando o acesso a obras de diferentes gêneros literários para a população. Desde o início do projeto, cerca de mil livros já foram emprestados. Somente em 2025, o número chega a 150 exemplares. No total, o grupo de voluntários conta com, pelo menos, 2 mil exemplares, considerando os que estão emprestados.

A exposição das obras é feita quinzenalmente na Feira Criativa, na Praça da Catedral São José, das 9 às 12 horas. “Os empréstimos acontecem sem burocracia, apenas anotamos o título do livro, o nome do leitor e um telefone para contato. O leitor fica livre para ler no seu tempo e nos devolver apenas quando concluir a leitura”, explicou Nair Sutil, professora de História da educação básica, que fundou o projeto ao lado de Joab Jacometti, graduado em Geografia.

Um evento no Colégio Estadual de Campo Mourão nesta quarta-feira (29), com participação da Cooperativa do Livro, marcou o Dia Nacional do Livro

Além disso, os integrantes da iniciativa também participam, sempre que possível, de eventos em escolas, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, entre outros espaços. O objetivo é o mesmo: promover e participar de ações relacionadas ao incentivo à leitura.

Um exemplo disso é o evento realizado nesta quarta-feira (29) – quando se comemora o Dia Nacional do Livro –, promovido pelos alunos do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual de Campo Mourão e envolvendo toda a instituição. A Cooperativa do Livro marcou presença na ação, disponibilizando uma parte de seu acervo.

Outras ações ao longo dos anos incluem concurso de poesias no Colégio Estadual Prefeito Antônio Teodoro de Oliveira, leitura no bosque, participação em batalha de Rap, e bazar de roupas e acessórios para compra de livros para o projeto.

Diante dos resultados do projeto, a Cooperativa do Livro tem contribuído, ainda, com a criação iniciativas semelhantes em municípios da região. Conforme comentou a professora Nair, diversas obras já foram emprestadas para projetos iniciantes de incentivo à leitura, como nas cidades de Engenheiro Beltrão e Altamira do Paraná, por exemplo. “Esses livros foram compartilhados para que projetos semelhantes ao nosso fossem desenvolvidos”, comentou, ao ressaltar que eles são independentes, funcionando com outras dinâmicas.

Serviço

Para conhecer mais sobre o projeto e conferir formas de contribuir com doações de livros, os interessados podem acessar o site da Cooperativa do Livro ou o perfil no Instagram: @cooperativadolivro