Projeto de cimento com casca de laranja de estudantes mourãoenses é destaque em evento estadual
Os estudantes de Campo Mourão Emanuel Henrique Smanioto da Cruz, Felipe Nascimento Américo, Gabriel de Freitas Machado, Gabriel dos Santos Molina, Vitor da Silva Reis e Vinicius da Silva Reis, todos de 15 anos, receberam uma menção honrosa no evento estadual Hack Tech Paraná, nessa quinta-feira (25). Eles cursam a 1ª série do Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, integrado ao ensino médio, no Colégio Cívico-Militar Darcy José Costa.
Embora não tenham alcançado o pódio entre os cerca de 200 alunos de todo o Paraná que participaram do evento representando cada um dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE) do estado, o projeto desenvolvido por eles, intitulado “Laranjix – Cimento com casca de laranja”, foi reconhecido como o trabalho mais inovador.
Patrícia Smanioto, mãe de Emanuel, contou à TRIBUNA como foi a iniciativa sustentável dos jovens. “Eles desenvolveram um cimento do pó de laranja, que substitui o cal, por esse material ser muito prejudicial para o meio ambiente”, disse.
A mãe informou ainda que a proposta é tão inovadora que ela e outras mães registraram o projeto em um escritório de marcas e patentes. “Agora vamos correr atrás de registrar a patente no nome deles. Os meninos se dedicaram muito a esse projeto”, destacou.
De acordo com Thais Regina Alves de Lima, técnica pedagógica do setor de Educação Profissional do NRE de Campo Mourão, que acompanhou os estudantes no evento junto com a professora Juliana, a primeira etapa do trabalho foi o Desafio da Educação Profissional.

“Nós tivemos em Campo Mourão cerca de trinta e três trabalhos inscritos e quatorze disputaram a etapa regional”, explicou, ao lembrar que a proposta da equipe do Colégio Darcy Costa foi a vencedora para representar o NRE de Campo Mourão no evento estadual.
O evento iniciou na terça-feira (23), com a cerimônia de abertura. Já na quarta (24), os participantes fizeram uma imersão nos projetos e, no fim da tarde, apresentaram para uma banca avaliadora. Na quinta-feira (25), houve visita à Hidrelétrica de Itaipu e, à tarde, o anúncio dos vencedores, as premiações e o encerramento do evento.


