Recomendações da Saúde são ignoradas por parte dos visitantes do Cemitério

Apesar das insistentes recomendações e orientações da Secretaria Municipal de Saúde muitos visitantes do Cemitério Municipal no Dia de Finados não respeitaram principalmente distanciamento social como prevenção ao Coronavírus nem cuidados com vasos de flores para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Na entrada principal do Cemitério, que foi aberto às 5h30, foram disponibilizados recipientes com álcool em gel, mas nem todos os que entraram fizeram uso. Na celebração das missas da igreja católica no espaço da capela também não houve obediência ao distanciamento social. Já as máscaras foram usadas por todos. 

A recomendação para as pessoas que fazem parte do grupo de risco evitarem a visita neste Dia de Finados também não foi obedecida. O número de idosos no interior do Cemitério foi grande. “Esta questão de aglomeração vai da consciência de cada um evitar. A pandemia não acabou, mas infelizmente muitos não estão adotando os devidos cuidados”, observa a administradora do Cemitério, Janete Iori.

Em muitos túmulos foram deixados vasos com as embalagens plásticas, o que facilita o acúmulo de água e a proliferação do mosquito da dengue. Ações de orientação são realizadas constantemente no município. Após o Dia de Finados, a Saúde deverá fazer um arrastão no Cemitério. A orientação é que os visitantes optassem por flores artificiais ou plantadas em vasos com terra, sem pratinho para água.