Rede municipal serve mais de 20 mil refeições por dia em Campo Mourão

A qualidade das mais de 20 mil refeições oferecidas diariamente aos alunos da rede municipal de ensino de Campo Mourão é garantida pelo cardápio produzido por nutricionistas da Divisão de Alimentação Escolar (DIALE), da Secretaria de Educação. Tudo conforme as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

✅ CLIQUE AQUI e siga o canal da TRIBUNA no WhatsApp

São 44 unidades educacionais (escolas e Centros de Educação Infantil) contempladas com produtos que contribuem com o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e o rendimento escolar. O atendimento inclui alunos com restrição alimentar, cujos pais devem informar no ato da matrícula e apresentar laudo médico.

A nutricionista responsável, Simone Hoffmann, explica que o cardápio segue as diretrizes do PNAE. “A abordagem adotada oferece especial atenção aos estudantes com necessidades dietéticas específicas, garantindo que cada um receba o apoio necessário para uma alimentação saudável”, enfatiza.

Os alimentos são adquiridos pela Agricultura Familiar (chamamento público anual) e por empresas contratados por meio de licitação. O investimento é superior a R$ 3 milhões anualmente, financiados por recursos federais e municipais. A DIALE tem um papel central na implementação, monitoramento, coordenação e avaliação do Programa Municipal, incluindo a capacitações anuais.

A política alimentar busca minimizar a presença de produtos ultraprocessados, açúcares e gorduras trans nas refeições escolares, e proíbe integralmente a oferta desses produtos a crianças menores de três anos. “Além de melhorar o padrão nutricional das refeições, a iniciativa promove a educação sobre hábitos alimentares saudáveis e apoia a agricultura familiar local, impulsionando o desenvolvimento econômico”, observa a nutricionista.