Roda de conversa no Lar de Idosos de Campo Mourão abordará sintomas do Alzheimer
Uma roda de conversa com o tema “Alzheimer: sintomas comportamentais” será realizada no Lar de Idosos São Joaquim e Sant’Ana, em Campo Mourão, nesta quinta-feira (25), às 9 horas. O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral interessada no assunto, especialmente a profissionais que atuam com idosos, a estudantes e a famílias de pessoas com mais de 60 anos. O momento será conduzido pelo médico geriatra Danilo Roratto e fornecerá certificado de participação.
A ação faz parte da campanha “Lembre de Mim”, em alusão ao Setembro Lilás, mês dedicado à conscientização da doença de Alzheimer e outras demências. A iniciativa foi lançada neste ano no último dia 15, com a divulgação de uma música com o nome da campanha, interpretada em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelos idosos que vivem no lar e pela neuropsicopedagoga e gerontóloga Claudeni Benelli. Confira a publicação na íntegra no perfil do Lar no Instagram: https://www.instagram.com/p/DOonr61gWXb/.

Outras atividades também estão sendo desenvolvidas no decorrer do mês, envolvendo tanto os colaboradores da instituição quanto os próprios idosos assistidos no local. Entre elas, foi realizada uma oficina de artesanato, quando os idosos fizeram pintura de panos de prato. Além disso, uma roda de conversa específica com familiares e amigos do público atendido também foi feita no local.
Nesta semana, os colaboradores da instituição também estão participando de rodas de conversa, debatendo os assuntos ligados sobretudo à doença de Alzheimer e outras demências. A campanha prevê, ainda, a realização de oficinas de jogos intergeracionais e do movimento, bem como comemoração dos aniversariantes do mês.
A expectativa para este ano é contar com o engajamento da sociedade nas ações propostas, com o objetivo de promover informação e conscientização sobre essas doenças comuns com o envelhecimento. Além disso, as atividades pretendem ser enriquecedoras e esclarecedoras, estreitando vínculos. “E a informação é sempre muito bem-vinda”, sintetizou Claudeni.
Campanha
Esta é a terceira edição da campanha, que foi realizada pela primeira vez em 2023. A neuropsicopedagoga e gerontóloga Claudeni Benelli, idealizadora da iniciativa, contou que a escolha do nome da ação foi inspirada em uma música denominada “Lembre de Mim”, do filme “Viva – a vida é uma festa”. No longa-metragem, a bisavó do personagem principal tem Alzheimer e sofre de perda de memória. “Ele canta a música que o pai dela cantava quando era pequena, e, quando ela escuta a música, começa a cantar também e a lembrar da infância”, resumiu.

Setembro Lilás
O mês de setembro é destinado à conscientização sobre a doença de Alzheimer, bem como outros tipos de demência. O Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, instituído pela Lei nº 11.736/2008, é comemorado anualmente no dia 21 de setembro.
Conforme o Portal Agência Senado, essa doença é um dos tipos mais comuns de demência no mundo. Com base na Organização Mundial de Saúde (OMS), há mais de 50 milhões de pessoas no mundo convivendo com demência, e as estimativas são de que, em 2050, haja 150 milhões de pessoas com a doença.
Ainda conforme o portal, uma pesquisa realizada em 2023 levantou que, somente no Brasil, cerca de 1,76 milhão da população acima de 60 anos têm alguma demência.
Diante das projeções de aumento da doença, inclusive no Brasil, no ano passado, foi sancionada no país a Lei 14.878, que aprovou a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências. A iniciativa tem a intenção de traçar um plano de ação conjunta envolvendo poder público, sociedade civil, prestadores de serviço e comunidade acadêmica.
Serviço
A participação na roda de conversa desta quinta-feira (25) no Lar de Idosos São Joaquim e Sant’Ana é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. A instituição está localizada na Rua Antônio e Ozanan, nº 59, Vila Rio Grande (saída para Araruna).

