Santa Casa abre processo seletivo para residência médica em 8 especialidades

O Hospital Santa Casa de Campo Mourão está com inscrições abertas o processo seletivo 2021 para residência médica em 8 especialidades. As inscrições prosseguem até o dia 23 deste mês. Devem ser feitas pelo site eventos.grupointegrado.br/evento/processo-seletivo-residencia-medica-2021/6355.

A residência está sendo oferecida nas seguintes especialidades: Anestesiologia (1 vaga); Pré Requisito em Área Cirurgia Básica ( 2 vagas); Ginecologia e Obstetrícia (2 vagas); Medicina de Família e Comunidade (2 vagas);  Pediatria (2 vagas); Clínica Médica (2 vagas); Neonatologia (1); e Medicina Intensiva (1). O tempo de duração da capacitação varia de dois a três anos, de acordo com a especialidade, devendo seguir alguns pré-requisitos. 

A residência médica é um período de estágio remunerado, como se fosse uma especialização remunerada. A diferença entre a residência e a especialização é que na residência existe uma bolsa e na especialização não. Os programas normalmente são muito semelhantes, no que diz respeito a plantões, atividades práticas, ambulatório, cirurgia 

Assim como o vestibular, as provas de residência médica também são muito concorridas e exigem bastante dos médicos. De acordo com o Conselho Federal de Medicina, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação voltada para médicos, na forma de curso de especialização. Ela funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. É o que prevê o decreto 80.281, de 5 de setembro de  1977, que a regulamenta.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o programa de residência médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Provas

As provas da primeira fase serão realizadas no dia 6 de janeiro de 2021, enquanto da segunda, no dia 30 do mesmo mês. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo telefone: (44) 3810-2100 – Ramal 2225 ou e-mail: [email protected]