Santa Casa aguarda chegada de 13 respiradores mecânicos

A direção do Hospital Santa Casa de Campo Mourão espera a chegada, ainda nesta semana, de 13 respiradores mecânicos adquiridos de uma empresa nacional. São 5 aparelhos patrocinados por uma empresa da cidade (que não quer ter o nome divulgado), 4 adquiridos com recursos disponibilizados  pelos municípios da região e outros 4 por meio de uma campanha da sociedade organizada de Campo Mourão.

“São aparelhos usados, mas revisados, que graças a Deus conseguimos adquirir e que vai possibilitar aumentar 13 vagas de UTI-Covid”, explicou a diretora administrativa do hospital, Lucineia Scheffer. No mês passado, o hospital recebeu três aparelhos enviados pelo governo do Estado, o que elevou de 9 para 12 o número de vagas. Além de Campo Mourão, a Santa Casa atende pacientes de toda a região.

Segundo ela, com a chegada dos novos equipamentos já existe o compromisso do governo do Estado de credenciar os novos leitos sem burocracia. Durante visita a Campo Mourão nesta quarta-feira (15), o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, disse que o governo encomendou 400 equipamentos novos para equipar hospitais em todo o Estado, entre eles a Santa Casa.

Conforme o secretário, a falta do equipamento no mercado em razão da grande demanda por conta da pandemia de Coronavírus, pode atrasar a montagem desses novos leitos. Por isso, não arriscou falar em prazo. “O mundo inteiro quer comprá-los. E países europeus, que foram os primeiros a serem atingidos pela doença, fizeram grandes compras e os fabricantes não estão dando conta”, comentou. O motivo é óbvio: o respirador mecânico é decisivo para garantir a sobrevivência de pacientes com falta de ar intensa que necessitem de UTI.