Santuário inicia novena à Nossa Senhora Aparecida e venda de bolo com medalhas
O Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Urupês, iniciou a novena em louvor à Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil). Até o próximo dia 11, as celebrações acontecem sempre às 6 horas, 15 horas e 19h30. A cada dia, um padre convidado conduzirá a celebração.
Já no dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, haverá missas a partir da zero hora, seguindo às 5h, 7h, 9h, 10h30, 10h30, 11h30, 13h30, 15h00, 17h e 19h. Este ano, o tema geral da novena é: “Com Maria, mãe da esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”. Também haverá o tradicional bolo com medalhinhas, que já está à venda. Veja mais detalhes abaixo.
A festa à Nossa Senhora é um evento bastante aguardado pelos devotos de Campo Mourão e toda a região. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas passem pelo Santuário no dia 12. A exemplo dos anos anteriores, cada novena abordará um tema específico. Também, a cada dia, os fiéis são convidados a levarem um alimento não perecível, que será destinado a famílias carentes.
Para esta terça-feira (7), por exemplo, a doação é farinha de milho. A celebração será conduzida às 6 horas pelo padre Gerson de Araújo Costa; às 15 horas pelo Frei Gilson Sobreiro; e às 19 horas pelo padre Reinaldo Adriano Andrade. A novena tem como tema: Com Maria, viver a eucaristia, fonte de comunhão, de participação e de missão! Veja abaixo a programação completa da novena.
Bolo de 140 metros
A festividade à Santa terá um bolo de mais de 140 metros que será vendido em aproximadamente 20.000 pedaços. O bolo, que terá as tradicionais medalhas da Santa, já está sendo comercializado antecipadamente na secretaria paroquial, no valor de R$ 15,00, dois pedaços. Os organizadores pedem que os interessados façam a compra com antecedência, já que no dia da festa pode correr o risco de já estar esgotado. O horário para ser retirado no dia 12 será das 5 horas até as 16 horas no Santuário.
Vinte e seis municípios fazem parte da unidade territorial do Santuário Nossa Senhora Aparecida, sendo: Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Jussara, Luiziana, Mamborê, Mariluz, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre D’Oeste, Roncador, Terra Boa e Ubiratã.
Caminhada com Maria
Dentro da programação da festa à padroeira, será realizado também o evento “Caminhando com Maria”, na noite de 11 para 12 de outubro. Neste ano, pela primeira vez, o evento que entra para sua 11ª edição será no período noturno. O percurso de 23,3 quilômetros passará por 12 paróquias. Em 2024, o evento chegou a ser marcado, mas foi cancelado devido às chuvas.
O “Caminhando com Maria” é um dos maiores eventos religiosos da Comcam. O movimento reúne centenas de fiéis na procissão, percorrendo paróquias do município. De acordo com a programação divulgada, a procissão terá início às 21 horas do dia 11 de outubro (sábado), saindo da Paróquia Sagrada Família, devendo chegar às 6 horas do dia 12 (domingo) no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, onde os fiéis participarão das comemorações à padroeira.
A caminhada é coordenada pelo religioso Antonio Aguilar. Ele comenta que os romeiros não precisam fazer todo o trajeto, já que cada um tem sua limitação. De acordo com ele, haverá uma pausa para lanche da 0h35 à 1h40. Durante o trajeto, os peregrinos fazem uma pausa de 5 a 10 minutos em cada paróquia para um momento de reflexão. E depois seguem caminho.
A exemplo de anos anteriores, durante o trajeto da caminhada, os fiéis farão a oração da Ave Maria por 1 mil vezes. Além disso, durante o andor, levarão a Cruz, símbolo da ressurreição e libertação, e um grande pedaço de tecido, de 30 metros de comprimento por 3 de largura, simbolizando o manto de Nossa Senhora Aparecida.
Como de costume, ao longo da caminhada, participantes de outras paróquias vão se juntando ao grupo durante o percurso, que geralmente inicia com cerca de 500 a 600 pessoas, podendo ser encerrado com até mais de 1 mil. Um veículo acompanhará os participantes para distribuir água. O movimento religioso reúne participantes de várias cidades da região, como Araruna, Barbosa Ferraz, Mamborê, Luiziana, Goioerê, entre outras. Aguilar convida toda a comunidade a participar do movimento religioso.


