Saúde reforça importância da vacinação de idosos e orienta sobre imunização gratuita

Mais de 80% das mortes por Covid no Paraná no primeiro quadrimestre de 2025 foram de pessoas acima de 60 anos e todos sem a vacina em dia. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde. Atenta a essa situação, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão alerta sobre a importância de manter em dia o esquema vacinal.

A vacina faz parte da rotina de cuidados ao público idoso, tão importante quanto cuidar da pressão arterial e da alimentação. “Toda pessoa idosa tem direito a vacina contra gripe e Covid. A imunização não evita o contágio, mas evita casos graves, internações e até mortes”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Camila Corchak.

Para quem tem 60 anos ou mais estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, além das vacinas contra covid e influenza, imunizantes contra hepatite B, tétano e difteria, Pneumo 23, febre amarela e demais vacinas conforme diretrizes para população de risco.

Alerta

Na sexta-feira (16), a Secretaria Estadual de Saúde emitiu um alerta para os 399 municípios paranaenses. O documento chama a atenção para a intensificação da circulação dos vírus respiratórios durante o outono e o inverno, período em que aumentam os casos de síndromes gripais e internações hospitalares, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com fatores de risco.

Além da vacinação, que desde o dia 10 está liberada para toda a população acima dos seis meses de idade, outras medidas de prevenção são fundamentais para reduzir a circulação dos vírus respiratórios, especialmente em ambientes frequentados por crianças, como higienização das mãos e uso de álcool em gel.