Segurança reforçada marca a abertura da 30ª Festa do Carneiro no Buraco
Com o Parque de Exposições Getúlio Ferrari lotado na noite dessa quinta-feira (10), a abertura da 30ª edição da Festa Nacional do Carneiro no Buraco contou com um forte esquema de segurança. A operação é coordenada pelo 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em parceria com outras forças policiais e órgãos municipais, com o objetivo de garantir tranquilidade ao público durante os quatro dias de evento, que se estende até domingo (13).
A equipe da TRIBUNA acompanhou o início da festa e conversou com o comandante do 11º BPM, tenente-coronel William Diemes Silveira, e com o diretor de Segurança e Mobilidade Urbana de Campo Mourão, Nelson Casaroli, que explicaram como está sendo executado o planejamento de segurança, resultado de ações articuladas com diversas instituições públicas e forças de segurança.
Segundo o tenente-coronel, a estrutura montada para este ano é intensa e cobre todo o complexo do parque, além das áreas do entorno. “Nós temos policiais distribuídos, temos a cavalaria de Cascavel trabalhando aqui, a equipe de Rotam, Choque, equipes táticas não somente no interior, mas também no entorno do complexo do parque. Temos também várias câmeras distribuídas no interior do parque, de todo o complexo, e o nosso ônibus está ali com as instalações adequadas para fazer o monitoramento”, detalhou o comandante. O aparato de segurança inclui 32 câmeras de monitoramento distribuídas pelo parque.

Uma das preocupações centrais da operação é com a segurança de crianças. Já na entrada principal do parque, a Polícia Militar (PM) disponibiliza pulseiras de identificação, nas quais os responsáveis podem registrar dados de contato, o que facilita a localização em casos de desencontro. “Orientamos quem está vindo com crianças que, bem na entrada principal, nós estamos colocando pulseiras nas crianças, com a devida identificação dos pais”, reforçou William.
Além disso, o comandante orientou cuidados com objetos pessoais, como celulares e dinheiro, e incentivou que qualquer comportamento suspeito seja comunicado imediatamente aos policiais presentes no local. “Detectou qualquer alteração, só chegar aqui na presença de qualquer policial que estiver dentro do complexo, que ele vai tomar as medidas preventivas”, recomendou.
O policiamento também conta com a presença de viaturas históricas em exposição e uma unidade móvel para monitoramento em tempo real das câmeras instaladas no evento. O Corpo de Bombeiros de Campo Mourão está presente com um stand junto às demais forças de segurança pública, permitindo ao público conhecer os veículos e equipamentos da corporação.
De acordo com o diretor da Diretran, Nelson Casaroli, mais de 300 profissionais estão envolvidos diretamente na operação de segurança, que reúne, além da PM, representantes da Polícia Civil, Polícia Penal, Tiro de Guerra, vigilantes municipais e equipes da prefeitura.

“Nós estamos com todo o aparato policial. É um grupo realmente muito grande”, afirmou Casaroli, destacando que a ação vai além do parque e abrange também a proteção das residências na cidade. Ainda assim, ele orientou a população ao sair de suas casas. “Você que deixa sua casa, converse com o vizinho, peça para dar uma olhada, tome todas as precauções, no sentido de evitar que tenhamos alguns dissabores quando do teu retorno à residência”, alertou.
Com relação ao trânsito, a Diretran reforça que há sinalização nas imediações do parque para orientar motoristas. Este é o primeiro ano da festa – que não acontecia no local há cerca de sete anos – em que a via de acesso ao parque está duplicada, o que exige atenção redobrada por parte de quem chega de cidades vizinhas.
“Você que vem no sentido de Peabiru, Maringá, Engenheiro Beltrão, essa rodovia sofreu algumas mudanças e é importante você observar que, ao passar em frente ao parque, você vai observar umas placas indicando o melhor lugar para estacionamento”, afirmou Casaroli.

Ele também lembrou da importância de não misturar álcool e direção. “Se você beber, deixe o volante com aquele que não bebeu”, orientou, incentivando o uso de transporte por aplicativo, táxi ou mesmo as linhas especiais de ônibus coletivo organizadas para atender o público da festa.
A programação da festa segue até domingo (13), com atrações culturais, gastronômicas e artísticas. A expectativa é de que milhares de visitantes passem pelo parque ao longo deste final de semana.


