Seminário da Cáritas nesta quinta-feira reúne especialistas da OAB, Polícia Federal e OIM

A Cáritas Diocesana de Campo Mourão realizará, nesta quinta-feira (14), a segunda edição do Seminário sobre Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo. Voltado especialmente a servidores municipais das áreas de Assistência Social, Educação e Saúde, e aberto ao público em geral, o evento começa às 14 horas, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário on-line (acesse aqui). Entre os participantes estarão Francisco Gutierrez e João Victor, do secretariado regional da Cáritas Brasileira Regional Paraná; João Alves da Cruz Filho, advogado e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Igualdade e Inclusão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Campo Mourão; representantes da Polícia Federal de Cascavel; e membros da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

O encontro terá palestras e debates sobre tráfico de pessoas e trabalho escravo, abordando riscos, consequências sociais e individuais, medidas preventivas e formas de enfrentamento. “A proposta é sensibilizar e informar a comunidade local, ampliando a compreensão sobre os riscos, as consequências sociais e individuais dessas práticas, bem como divulgar medidas preventivas e formas de enfrentamento”, disse a agente de integração da Cáritas local Vanessa Viana.

Cáritas

Em funcionamento em Campo Mourão desde 2021, a entidade atende cerca de 600 migrantes, principalmente venezuelanos e cubanos, além de pessoas de outros países da América Latina, do Oriente Médio e da Ásia. O trabalho inclui auxílio na documentação pessoal, orientação sobre educação e saúde e encaminhamento para o mercado de trabalho. Desde junho de 2024, a Casa do Migrante Dom Virgílio de Pauli oferece abrigo temporário para migrantes sem moradia, até que possam se estabilizar financeiramente.

Serviço

O Senac está localizado na Rua São Josafat, nº 1651, Centro. Mais informações: (44) 99775-0101, (44) 99775-0100 ou (44) 99987-4887. Instagram: @caritascampomourao.