Senar oferece curso de manuseio de motosserra ao Corpo de Bombeiros

Seis soldados do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão iniciaram nesta segunda-feira (20), o curso de Operação e Manutenção de Motosserra. Ao todo serão 40 horas de instruções teóricas e práticas ministradas pelo instrutor Laércio Jorge Kubiak, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)/Sindicato Patronal Rural de Campo Mourão).

Vamos abordar desde o uso de equipamentos de segurança, a operação da motosserra, a parte operacional, derrubada, desdobramento e manutenção correta da máquina, explica o instrutor. Ele lembra que a motosserra é uma ferramenta de grande utilidade para os bombeiros em situações de liberação de vias ocasionadas por quedas de árvores ou mesmo em acidentes, quando árvores caem sobre veículos ou residências.

Além de técnicas de montagem e desmontagem do conjunto de corte, afiação da corrente, preparo da mistura de combustível; abastecimento e transporte, entre outras habilidades que envolvem a motosserra, os participantes aprendem sobre a importância e necessidade do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Também repassamos informações sobre a legislação ambiental que orienta o operador sobre o que é autorizado e o que é proibido, acrescenta o instrutor. O Senar atende, gratuitamente, milhares de produtores rurais todos os anos com diversos cursos de qualificação, contribuindo para a profissionalização, integração na sociedade e melhoria da qualidade de vida.