Servidora do Detran de Campo Mourão morre aos 50 anos, vítima da Covid-19

Morreu na manhã desta terça-feira (29), aos 50 anos de idade, a servidora da 8ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Campo Mourão, Luiza Amara Flora Martins. Ela foi mais uma vítima do coronavírus (Covid-19). Estava internada desde o dia 16 deste mês, no Hospital Center Clínica.

“Perdemos mais que uma amiga de trabalho, perdemos uma irmã. Hoje o Detran de Campo Mourão está de luto pela morte da Luiza. Foi uma servidora exemplar”, lamentou o chefe da Ciretran, Leandro Cristiano da Silva.

Ele informou que Luiza era a servidora mais antiga em atividade da unidade. Ingressou como funcionária do Detran em setembro de 1990. Ou seja, há 31 anos. “Era a servidora com mais tempo de casa. Sempre estava disposta a ajudar todos”, ressaltou Silva.

Desde o início da pandemia, três funcionários do Detran já foram infectados pelo vírus. A Ciretran já fechou por três vezes para desinfecção do prédio. A última ocorreu na semana passada, quando esteve de portas fechadas para atendimento ao público na quarta, quinta e sexta-feira e voltou a funcionar nesta segunda-feira (28).

A Ciretran, seguindo decreto do Governo do Paraná, adotou diversas medidas para evitar a transmissão do novo coronavírus e preservar a segurança dos servidores e usuários. “Desde o início da pandemia adotamos um rigoroso esquema de prevenção para enfrentamento ao vírus. Disponibilizamos álcool em gel tanto aos servidores quanto aos usuários. Ninguém entra no Detran sem passar por aferição da temperatura corporal, e são atendidas somente pessoas com máscara”, falou o chefe da unidade. “O vírus é traiçoeiro e todo cuidado é pouco”, emendou.

Com a morte de Luiza, Campo Mourão chegou a 285 óbitos por Covid-19, sendo 67 somente em junho. Na segunda-feira morreram também um homem de 53 anos internado no Hospital Santa Casa e uma mulher de 54 anos, na Central Hospitalar. As mortes neste mês ultrapassaram o total de óbitos ocorrido em 2020, que foram 65.

Há mais de dois meses os hospitais da cidade estão superlotados devido ao aumento de casos de covid. Atualmente 68 pessoas estão internadas, infectadas pelo coronavírus, sendo 41 em leitos de UTI (22 homens e 19 mulheres) e 27 em enfermaria (17 homens e 10 mulheres). A taxa de ocupação de leitos-covid continua alta: enfermaria (110%); UTI-SUS (129%) e UTI-Convênios (100%). Na Comcam, 38.022 casos acumulados e 884 mortes.