Simepar prevê chuvas para semana inteira em Campo Mourão

A última semana do ano deverá ser com chuvas todos os dias em Campo Mourão. É o que prevê o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). De acordo com a previsão, a instabilidade atmosférica segue elevada sobre todo o estado do Paraná, incluindo a região da Comcam. São esperadas pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas nas diversas regiões. 

Em Campo Mourão, de hoje até sexta-feira (1º de janeiro), a chuva acumulada deverá somar 38 milímetros. Sendo 7 mm nesta segunda-feira, terça-feira (9,2 mm); quarta-feira (5,1 mm); quinta-feira (15,5 mm); e sexta-feira (2,4 mm). Os prognósticos indicam que o sol voltará a brilhar a partir de sábado com as chuvas retornando a partir da quarta-feira da próxima semana. 

“Em algumas regiões as chuvas devem ser mais fortes, situação muito frequente nesta época de verão”, diz o Simepar. As temperaturas variam entre 27ºC a 32ºC graus (máxima) e 18ºC a 20ºC graus (mínima). 

Verão

O verão, estação mais quente do ano, iniciou na segunda-feira (21) e termina no dia 20 de março de 2021. Segundo o Simepar, presente na primavera, o fenômeno climático La Niña continuará ativo, com intensidade fraca a moderada, perdendo força no final da estação. 

Além disso, uma bolha de água mais quente se forma na Costa Sul do Brasil, Uruguai e Argentina, com tendência a diminuir em fevereiro. Conforme o instituto, o cenário climático global indica temperatura média do ar próxima à normal climatológica, porém estão previstos dias consecutivos de altas temperaturas, que podem causar desconforto térmico.

A ocorrência de chuvas ficará entre ligeiramente abaixo e próxima à média climatológica em todas as regiões, mantendo-se a distribuição espacial e temporal irregular verificada nos últimos meses. São previstos vários dias consecutivos de tempo seco e muito quente.