Sistema de tratamento ecológico de esgoto é montado na Vila Franciscana

Um sistema de tratamento de esgoto ecológico, denominado “bacia de evapotranspiração”, foi montado na Vila Franciscana, nas proximidades da Santa Casa de Campo Mourão. É o segundo projeto implantado na mesma comunidade (o primeiro foi em 2017). Segundo o professor Jefferson Crispim, do Colegiado de Geografia da Unespar, o novo sistema vai atender dois freis moradores de uma residência recém construída.

“Com esse modelo de tratamento na zona rural, evita-se a construção de fossas negras, comumente usadas, reduzindo contaminações e acidentes com pessoas e animais por meio de desmoronamentos”, explica o professor. O projeto foi iniciado há 12 anos pelo professor e acadêmicos do curso de Bacharelado em Geografia da Unespar.

Ele explica que para montar o sistema de tratamento é necessário a construção de um tanque séptico em alvenaria que realizará um pré tratamento do efluente residencial. Na sequência é escavado um buraco com apenas um metro de profundidade, impermeabilizado com lona plástica e preenchido com pneus de automóveis usados, entulho de construção, pedra brita e areia.

“Por se tratar de um sistema fechado, todo o efluente produzido, não contamina o solo e nem a água e o grande aliado é o sol que auxiliará na evaporação com ajuda de plantas indicadas para esse tipo de tratamento, plantadas posteriormente sobre a areia”, acrescenta o professor.

Para o professor, o trabalho de extensão realizado pelo curso de Geografia com a zona rural tem uma importância fundamental em levar melhoria de vida às pessoas do campo, bem como uma aproximação entre a comunidade e a Universidade.