Trupe do Espaço Sou Arte se apresenta no Prêmio SomosCoop em Brasília
A participação da trupe profissional do Espaço Sou Arte no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2025, na terça-feira (9/12), em Brasília, foi muito aplaudida pelos representantes das 133 cooperativas que participaram do evento, além de autoridades e dirigentes do Sistema OCNB – Organização das Cooperativas Brasileiras. Foi a primeira vez que a companhia artística de Campo Mourão se apresentou na Capital Federal.
A cerimônia aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e os artistas mourãoenses atuaram, inicialmente, na recepção dos participantes do evento que teve a participação de dirigentes de cooperativas diversas de 17 estados brasileiros, de sete ramos de atuação. Durante a solenidade, a trupe apresentou o espetáculo “Na linha do Coop”.
O Espaço Sou Arte – em atividade há 20 anos e que atua em estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste do país – participou do evento a convite do Sistema OCB.
Prêmio
O prêmio SomosCoop é a maior iniciativa de reconhecimento da excelência em gestão cooperativista no país e destaca boas práticas que fortalecem o desempenho econômico, a governança e o impacto social das cooperativas. Criado em 2013, o prêmio utiliza como referência o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), adaptado à realidade das cooperativas. Além dele, outra importante ferramenta é o Manual de Governança Cooperativa do Sistema OCB. A metodologia avalia dimensões essenciais para o desempenho organizacional, como estratégia, governança, sustentabilidade, inovação, resultados e relacionamento com cooperados.
O SomosCoop Excelência em Gestão tem se consolidado como um instrumento de fortalecimento institucional, que reconhece resultados econômicos e também o impacto humano e social das cooperativas brasileiras. Em 2025, a edição marcou um novo ciclo de amadurecimento do movimento, com destaque para o crescimento do número de participantes e o envolvimento de cooperativas de diferentes estados do país, portes e segmentos.
Ao todo, 366 cooperativas se inscreveram nesta edição, um crescimento de 18% em relação a 2023, quando o prêmio recebeu 310 inscrições. O ramo Crédito liderou o ranking de inscrições, com 186 cooperativas, seguido por Saúde (102), Agro (41), Trabalho (17), Transporte (10), Infraestrutura (6) e Consumo (4). A presença de todos os ramos reforça a diversidade do cooperativismo brasileiro e o avanço na adoção de práticas de gestão.
Cooperativas de 23 estados, o equivalente a 85% do território nacional, estiveram na disputa deste ano. Entre todas as inscritas, 127 cooperativas participaram pela primeira vez.

