Unespar lança nesta segunda curso on-line sobre inclusão das pessoas com deficiência

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Pró-reitoria de Direitos Humanos (Propedh) e em parceria com o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede), professor Ivã José de Pádua, lança o curso on-line “Aspectos Teóricos e Práticos da Inclusão das Pessoas com Deficiência” nesta segunda-feira (22), às 18 horas.

Para participar, os interessados podem acessar este link no YouTube. O formulário de inscrição está disponível aqui. O objetivo é ampliar o debate e oferecer instrumentos práticos e teóricos acerca da luta das pessoas com deficiência.

O curso também visa fortalecer a compreensão crítica sobre a inclusão, promover práticas acessíveis nos diferentes espaços universitários e contribuir para o desenvolvimento de uma cultura institucional mais inclusiva e justa.

Serão 12 horas de formação, com certificação pela Unespar, destinadas a docentes, discentes, agentes universitários(as) e pessoas da comunidade externa que desejam compreender melhor os desafios e as possibilidades de uma sociedade inclusiva.

A formação está sendo oferecida em alusão ao dia 21 de setembro, Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, e é um convite à reflexão sobre a data. Também reforça a importância da inclusão, acessibilidade e mobilidade como direitos fundamentais.

O curso será ofertado pela Plataforma Formação Docente da Unespar, em três módulos, com um total de 12 horas, sendo 4 horas de aulas gravadas, 4 horas para leitura do material e 4 horas para realização das atividades. A plataforma está disponível em https://www.formacaodocente.unespar.edu.br/.

Módulos da formação

  • Módulo I: História das pessoas com deficiência nos diferentes meios de produção

  • Módulo II: Arcabouço jurídico das pessoas com deficiência

  • Módulo III: Aspectos práticos para trabalhar com as pessoas com deficiência

Cada módulo conta com questões de múltipla escolha e um fórum no qual os participantes devem se apresentar e interagir.

Segundo os organizadores, a formação é uma maneira de a Unespar reafirmar o compromisso em promover a inclusão como prática diária em ações acadêmicas, pedagógicas e comunitárias.