Unicampo reforça formação prática no curso de Enfermagem com ações na comunidade

Uma vez mais, o curso de Enfermagem da Faculdade Unicampo (de Campo Mourão) foi marcado em 2025 pelas muitas atividades extra classe desenvolvidas junto a órgãos diretamente ligados à área da saúde e também com ações voltadas à comunidade. A interação das atividades acadêmicas com o cotidiano da comunidade, propiciando mais experiência prática aos futuros profissionais, é uma marca das graduações ofertadas pela Faculdade Unicampo.

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Talyan Clavisso, apresentou nesta semana um relato resumido das atividades extra classe promovidas ao longo deste ano, mobilizando os acadêmicos da graduação. Entre elas, a visita técnica realizada ao SAMU/sede Campo Mourão, que possibilitou o conhecimento dos alunos do fluxo, estrutura e atendimento. Os acadêmicos tiveram ainda a oportunidade de participar de simulação realística de incidente de múltiplas vítimas, o que proporcionou uma vivência aos acadêmicos do dia a dia da equipe.

Os estudantes de Enfermagem da Faculdade Unicampo também foram recebidos pelo Corpo de Bombeiros local, que realizou uma instrução sobre normas e condutas, além de apresentar toda a estrutura e aparatos necessários para um atendimento de qualidade.

Acadêmicos do último ano da graduação também ministraram uma capacitação em Atendimento Pré Hospitalar para o Tiro de Guerra de Campo Mourão. Foram capacitados 20 soldados com conhecimento teórico e prático para atendimento a desengasgo e reanimação cardíaca de adulto e criança.

Já os acadêmicos do primeiro ano fizeram uma ação voluntária com a realização de Festa Junina, dentro do Projeto Unificado do curso, no Lar de Idoso São Joaquim e Santa Ana. “Uma das atrações foram as apresentações musicais guiada por aluno do curso de Enfermagem, com muita moda sertaneja que aqueceu o coração de todos que residem no lar”, ressalta a coordenadora do curso, professora Talyan Clavisso.