Unimed de Campo Mourão faz entrega de 20 cadeiras de rodas e de banho para entidades socioassistenciais

A Unimed de Campo Mourão fez, na manhã deste sábado (30), a entrega de 20 cadeiras de rodas e de banho a quatro entidades socioassistenciais de Campo Mourão e região. Os equipamentos foram doados por meio da campanha da entidade “Eu Ajudo na Lata”. A ação, que tem envolvimento da comunidade como um todo, arrecada lacres de latinhas de alumínio, que são trocados pelas cadeiras. Para se ter ideia, são necessárias 140 garrafas PET cheias de lacres de alumínio, em média, para aquisição de uma cadeira. Desde o início da campanha, em 2017, já foram arrecadadas quase 3 toneladas de lacres.

Participaram da solenidade de entrega das cadeiras diretores da Unimed, estudantes que participaram da campanha, professores, diretores de escolas e a comunidade em geral. As entidades beneficiadas são o Lar de Idosos São Joaquim e Sant’Ana e Amo Down de Campo Mourão e as Casas de Apoio aos Doentes do Câncer das cidades de Mamborê e Peabiru.

Campanha conseguiu a aquisição de 20 cadeiras entre de rodas e de banho para doação às entidades sócioassistenciais

O diretor de mercado e recursos próprios da Unimed, Paulo Henrique Colchon, lembrou que a campanha “Eu ajudo na Lata” passa o ano todo arrecadando lacres de latinhas para trocar por cadeiras. “Hoje (sábado) foi o dia de a gente juntar o bem de todas essas pessoas que contribuíram com a campanha e repassar às entidades contempladas”, disse. “É um orgulho muito grande ver o trabalho dessas crianças que nos ajudaram arrecadando estes lacres. Hoje elas puderam ver o trabalho lindo que elas fizeram”, complementou Colchon.

Esta foi a 8ª edição da campanha que já caiu no gosto da comunidade. De acordo com diretores da Unimed, todo ano é realizada uma pesquisa com as entidades beneficentes de Campo Mourão e região para um levantamento das que mais necessitam de cadeiras de rodas e de banho para a destinação dos equipamentos. Colchon destacou que o objetivo é atender o maior número possível de entidades.

Entrega das cadeiras reuniu diretores da Unimed, participantes da campanha de arrecadação dos lacres de alumínio e comunidade em geral

A diretora da Associação Amo Down de Campo Mourão, uma das entidades contempladas, Leonice de Faria Silva, destacou que as cadeiras chegam em um momento oportuno. “Estamos muito felizes e nos sentindo importantes porque nossa associação existe há pouco tempo e já estamos sendo contemplados com essa importante doação. Essa iniciativa vai beneficiar muitas famílias”, reconheceu ao agradecer os envolvidos na ação beneficente.

Outra que destacou a importância da iniciativa foi Neusa Amaro Branco, diretora da Rede Feminina e da Casa das Fraldas de Campo Mourão. Segundo ela, muitas pessoas necessitam dessas cadeiras e não têm condições de comprar com recurso próprio. “Ações como esta são a luz no fim do túnel para estas pessoas e para nós que trabalhamos com o voluntariado”, afirmou.

O diretor administrativo-financeiro da Unimed, Eloy Okabayashi Fuzii, destacou que a campanha deste ano bateu o recorde do número de cadeiras arrecadadas. “Esta é uma ação não só da Unimed de Campo Mourão, mas de toda a comunidade. Aqui temos a participação de várias entidades, colaboradores da Unimed, alunos e professores de escolas, da UTFPR e de muitos outros que contribuíram para que esse momento se realizasse”, comemorou, ao observar que a ação se tornou uma tradição da Unimed de Campo Mourão.

Escola destaque

E quem estão faceiros são os estudantes da Escola Gurilândia de Campo Mourão. É que eles se destacaram na campanha deste ano, arrecadando o maior número de lacres. Como reconhecimento, receberam um troféu para a escola e um boneco de pelúcia, cada um no formato de um lacre de alumínio. “Isso é motivo de orgulho tanto para as entidades que vão receber quanto para estas crianças que estão tendo o seu trabalho recompensado e reconhecido desde cedo”, disse Eloy Fuzii.

Diretores e colaboradores da Unimed durante a entrega das cadeiras

“Eu Ajudo na Lata”

A proposta da campanha é arrecadar lacres de latas de alumínio, em que o valor adquirido com a sua venda é revertido em cadeiras de rodas ou outro tipo de item que proporcione maior acessibilidade às pessoas com deficiência. Desenvolvida pela Unimed do Brasil, juntamente com as Unimeds do Sistema, a campanha visa promover a integração entre os colaboradores, cooperados, comunidade e o fortalecimento de relacionamento com fornecedores e clientes, por meio de um ato de solidariedade.

Em Campo Mourão, interessados podem arrecadar os lacres e levar até o ponto de arrecadação, que fica na sede administrativa, na Avenida José Custódio de Oliveira, 1385. Desde 2017, início da campanha, já foram doadas cadeiras de rodas e banho, andadores, muletas, entre outros equipamentos às entidades socioassistenciais do município.


Números

  • Desde 2017, 44 itens já foram doados a 10 instituições pela campanha.

  • 2,5 toneladas de lacres de alumínio já foram arrecadadas desde 2017, início da campanha “Eu Ajudo na Lata”.

  • Nesta etapa da campanha 5 escolas municipais participaram arrecadando 322 garrafas de lacres de alumínio.

  • 288 garrafas de lacres também foram arrecadas em uma gincana da UTFPR.

  • 610 garrafas foram arrecadas com os parceiros nesta etapa da campanha.

Número de garrafas arrecadadas por escola

  • Gurilândia – 80,5 garrafas – recebeu o troféu “Atitudes do Bem”.

  • Bento Mossurunga – 73,5 garrafas.

  • Parigot de Souza – 58,5 garrafas.

  • Constantino Lisboa de Medeiros – 58 garrafas.

  • Nicon Kopko – 52 garrafas.