Vacina contra Covid-19 avança, mas mortes pelo vírus continuam em Campo Mourão

Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19, Campo Mourão ainda continua registrando óbitos por complicações da doença. Nessa quinta-feira (14), por exemplo, foram registradas mais duas mortes. A de um homem de 32 anos e outro de 74. Ambos estavam internados na Santa Casa do município. É a quinta pessoa que morre no município pelo vírus somente neste mês, totalizando 344 óbitos desde o início da pandemia.

O cenário demonstra que os cuidados de prevenção contra o coronavírus devem continuar pelos moradores, mesmo os já vacinados. “Estudos apontam que a vacina não evita a transmissão do vírus, mas evita complicações mais graves, reduzindo desta forma o número de internações”, lembrou o chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira. A recomendação à população é que continue mantendo o distanciamento social, fazendo uso de máscara e álcool em gel. “A pandemia não acabou”, ressaltou Siqueira.

De acordo com último boletim da secretaria de Saúde, Campo Mourão tem 265 casos ativos da Covid-19 e 99 suspeitos. Ontem foram confirmados 6 novos casos da doença, mas os recuperados foram 40. De acordo com a prefeitura, o município está atualmente com 98% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose e 70% com as duas, ou seja, ciclo completo da vacinação.

Por outro lado, a paralisação da vacinação por idade preocupa. Há 16 dias o município não vacina contra Covid-19 por faixa etária. A vacinação está paralisada desde o dia 29 de setembro. Parou em adolescentes de 16 anos. Apenas as segundas, terceiras doses e repescagens vem sendo mantidas. A vacina segue sem continuidade por falta do envio de doses pelo Ministério da Saúde.