Vacinação contra Covid-19 será retomada em Campo Mourão

Desde semana passada, o município de Campo Mourão precisou interromper a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. A medida foi necessária, em função do não envio de novas doses, por parte do Ministério da Saúde. No entanto, após recebimento da vacina atualizada, a Monovalente XBB, o imunizante estará disponível a partir desta segunda-feira (20), para grupos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde.

A vacina será aplicada nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto na unidade do Jardim Cidade Nova. Além disso, será ofertada conforme disponibilidade de doses. Crianças de 6 meses a 4 anos deverão iniciar ou reforçar o esquema da vacinação com o novo imunizante.

Gestantes e puérperas, pessoas com mais de 60 anos e pessoas com imunossupressão (acima de 5 anos) também estão entre o grupo prioritário. A dose de reforço anual estará disponível para trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (e seus trabalhadores), pessoas privadas de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, pessoas em situação de rua e povos originários.

Quando foi interrompida, a vacina bivalente também estava sendo ofertada para os grupos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde. De acordo com informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde, de 1º de janeiro a 30 de abril deste ano, foram registrados 518 casos da doença em Campo Mourão. Nos últimos meses, já vinha sendo observada uma redução da procura da vacina bivalente no município, cuja cobertura vacinal, até o momento, é de 20,44%.