Vacinação contra pólio encerra nesta sexta-feira em toda região

Depois de prorrogada por duas vezes, a campanha contra poliomielite encerra nesta sexta-feira (30). Na Comcam, a estimativa é que a vacinação alcance todas as 16.235 crianças de 1 a 4 anos que devem receber a dose.

Em Campo Mourão o atendimento vem sendo realizado em todas as UBS, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. A Secretaria Municipal de Saúde montou ainda horário especial nas Unidades de Saúde Urupês, Alvorada e Cohapar, que atendem até às 17 horas e na UBS Centro Social Urbano (das 7h30 às 19 horas).

Na região, os municípios com as maiores coberturas vacinais são: Altamira do Paraná (157%); Boa Esperança (128%); Corumbataí do Sul (124,43%); Juranda (117%); Nova Cantu (112,59%); Quinta do Sol (107,56%); Janiópolis (107,34%); Ubiratã (103,38%) e Quarto Centenário (100,96%).

A Campanha contra a paralisia infantil foi aberta no dia 8 de agosto. Desde então, várias estratégias vêm sendo adotadas pelos municípios na região para aumentar ao máximo a cobertura vacinal, desde o funcionamento estendido das unidades de saúde à abertura ao público aos sábados.

O Brasil é considerado país livre da poliomielite desde 1994, mas, com a baixa adesão vacinal, médicos alertam para os riscos de volta da doença. “A vacina é gratuita e é o único medicamento que existe para evitar que essa doença volte”, observa a gerente da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde em Campo Mourão, Suelen Lima, ao ressaltar a responsabilidade de os pais levarem seus filhos para vacinar.

Juntamente a vacinação contra pólio, está sendo realizada também campanha de multivacinação para atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 contra diversas doenças. A multivacinação oferece as doses contra as seguintes doenças: Hepatite A e B; Pentavalente (DTP/Hib/Hep B); Pneumocócica 10 valente; VIP, VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); Vacina Poliomielite Oral (VOP); e Febre amarela.

Estão inclusas ainda na campanha, vacina Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela; HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Para os adolescentes: HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Para crianças com mais de três anos de idade, esses imunizantes poderão ser administrados de maneira simultânea com a vacina contra a Covid-19 ou durante qualquer intervalo de aplicação.