‘Vai ter mudança’, diz Douglas sobre a Zona Azul em Campo Mourão
O prefeito de Campo Mourão, Douglas Fabrício, afirmou à TRIBUNA que mudanças na Zona Azul no município estão a caminho. O gestor destacou, em uma recente entrevista de prestação de contas, que, logo após assumir o município, ele se reuniu com entidades e usuários do serviço para ouvir sugestões, que foram analisadas minuciosamente.
“Vai ter mudança. Logo que assumimos, já nos reunimos com as entidades e pessoas interessadas, ouvindo sugestões que já analisamos com a nossa equipe técnica. E agora estamos concluindo este processo de filtragem para depois nos reunirmos com a empresa que presta o serviço e repassarmos as adaptações”, frisou.
O gestor disse que a administração deverá anunciar as mudanças nos próximos dias. O objetivo, ressaltou, é melhorar o atendimento à população e facilitar a vida do usuário do serviço para ele se sentir mais confortável usando a tecnologia. Douglas citou que foi criada uma comissão para analisar as propostas, que agora serão discutidas com a empresa responsável pelo serviço.
Entre as correções previstas, o prefeito apontou problemas com o tempo de cobrança. Por exemplo: atualmente, o tempo mínimo de estacionamento é de 30 minutos. Porém, se algum usuário estacionar o veículo às 17h40, a cobrança vai até as 18 horas, restando 10 minutos que acabam “perdidos”, já que o sistema não tem atualmente uma função de pausa no tempo corrido de estacionamento. “Essa é uma correção que precisa ser feita para a pessoa não ter esse prejuízo”, observou.
Outra situação envolve escolas, em que pais que param rapidamente para buscar os filhos estão sendo notificados. “Este é outro ponto que estamos revendo, além, claro, de várias outras situações que divulgaremos após analisar com toda nossa equipe jurídica para estarmos dentro da lei também”, enfatizou.

Douglas informou que, embora o contrato já preveja ajustes, a Zona Azul apresenta falhas que precisam ser corrigidas. “As pessoas não são contra o estacionamento rotativo em Campo Mourão, porque facilitou a vida de todos, mas cobram algumas mudanças que realmente precisam ser adotadas”, afirmou.
Recentemente, um grupo de empresários participou de reunião na sede da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) e apontou que o sistema atual precisa ser aprimorado.
Na ocasião, eles estabeleceram as seguintes sugestões enviadas à comissão criada pela prefeitura para discutir mudanças na Zona Azul: o envio de notificação da autuação para o celular do proprietário ou usuário do veículo cadastrado; a criação de tempo de tolerância; a acumulação de tempo pago e não utilizado de estacionamento (stop); o intervalo na cobrança durante o período de almoço (sobretudo nas imediações de escolas); e a aquisição de crédito para estacionamento junto aos próprios monitores de rua.

