Vandalismo preocupa presidente do bairro Parque das Acácias

O índice de vandalismo na iluminação pública no bairro Parque das Acácias, em Campo Mourão, está entre as principais preocupações do novo presidente da Associação de Moradores, Jair Elias dos Santos Junior. Em alguns trechos de rua, assim que as lâmpadas são trocadas pela prefeitura, são quebradas novamente por vândalos. Isso é um problema sério aqui, relata o presidente.

O trecho onde mais ocorre quebra de lâmpadas, segundo ele, é na Rua Abelar Gonçalves Neto, na divisa com o Jardim Maria Barleta. Tudo indica que são usuários de drogas que quebram as lâmpadas, porque a rua escura favorece essa prática, analisa Jair Elias. Como nos fundos do bairro existe uma reserva ambiental, a escuridão também facilita a ocultação de criminosos e de objetos furtados, que é outro problema enfrentado no bairro.

Nosso bairro tem uma boa estrutura, com as ruas asfaltadas, mas a maioria das residências fica vazia durante o dia, já que os moradores trabalham e aí são alvos fáceis dos bandidos, comenta o presidente. Segundo ele, os moradores são pessoas ordeiras e zelosas, mas vivem preocupadas com a questão da segurança, especialmente à noite. 

O diretor da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Ireno dos Reis Pereira, confirma o que diz o presidente do bairro. Os pedidos de troca de lâmpadas são frequentes no Parque das Acácias e no Maria Barleta. E já teve caso do pessoal que foi lá fazer a troca ser alvo de deboche de vândalos, dizendo que não adiantava trocar porque eles iam quebrar de novo, relata o diretor.

Segundo Ireno, duas equipes (uma da prefeitura e outra terceirizada), trabalham diariamente na substituição de lâmpadas queimadas ou quebradas. O custo varia conforme o dano causado. Em bairros onde há iluminação rebaixada tivemos casos de furtarem todo o conjunto de iluminação do poste. Isso é lamentável porque é dinheiro público que poderia ser economizado, comentou. 

Conforme prestação de contas divulgada pelo município, nos últimos dois anos os investimentos em iluminação pública chegaram a R$ 463 mil. Além de substituição de cerca de seis mil lâmpadas por ano, também foram trocados pelo menos quatro mil reatores e relés, que são equipamentos mais caros. É importante que a população ajude a cuidar e quando ver atos de vandalismo comunicar imediatamente a Polícia Militar, conclama o diretor. 

Para solicitar substituição de lâmpada o telefone é (44) 3525-3833. Temos um grupo de wathsap onde são postados os pedidos e o pessoal vai imediatamente verificar. A equipe da empresa terceirizada também circula à noite para checar a iluminação, informa Ireno.