Vereadores Bina e Eraldo são empossados na Câmara de Campo Mourão
Os vereadores Ibnéias Teixeira (Bina – Cidadania) e Eraldo Teodoro de Oliveira (PSD) foram empossados na manhã deste sábado (6), em sessão extraordinária realizada no Plenário da Câmara Municipal de Campo Mourão. Na eleição interna da Câmara, Eraldo foi escolhido como primeiro secretário, com nove votos a um, e Bina como segundo secretário, por unanimidade.
A cerimônia marcou a substituição dos ex-vereadores Alex Sandro Alves Nunes (Tico Leco) e Sebastião Galdino (Tião do Karatê), cujos mandatos foram cassados pela Justiça Eleitoral.
A convocação da sessão ocorreu após decisão da Justiça, que nessa terça-feira (2) oficializou a recontagem de votos das eleições municipais de 2024, confirmando a posse dos suplentes. Segundo o tribunal, o Partido Progressistas (PP), partido pelo qual Tio Leco e Tião do Karatê disputaram o pleito, cometeu irregularidades ao registrar uma candidata fictícia apenas para cumprir a cota de gênero exigida por lei.
Bina, que obteve 1.102 votos em 2024 e ocupava a suplência, destacou à TRIBUNA o retorno à Câmara. “A gente fez uma campanha tranquila. Eu fui o oitavo ou nono mais votado, mas, por questão da legenda da equipe, a gente ficou de fora, e, da mesma forma, a gente retorna à casa”, disse.
Ele acrescentou que continuará atuando com associações, entidades e a população em geral. “A gente vai continuar os trabalhos com as associações, com as entidades e com a população de modo geral, essa é a nossa função”, afirmou.

Até então diretor da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam), Bina disse que seguirá trabalhando pelo desenvolvimento do esporte no município. Ele já havia ocupado o cargo na Fecam entre 2017 e 2020. Já foi vereador na gestão 2021-2024 e também concorreu em 2016, mas teve a candidatura indeferida por não cumprir os 12 meses de domicílio eleitoral exigidos na época.
Por sua vez, Eraldo, que recebeu 786 votos em 2024, retorna ao Poder Legislativo após oito anos. Ele também falou à reportagem e afirmou que vai trabalhar para o povo. “Aqui é nossa casa, saudades existia, e o povo não vai realmente ter qualquer problema, porque eu vou trabalhar em benefício deles”, pontuou.
No entanto, segundo ele, a situação financeira do município exige cautela. “Em virtude dos investimentos grandes que foram feitos na gestão passada, claro que fica um resquício, uma dívida para o próximo prefeito, e agora, na verdade, vamos ter que trabalhar com o pé no chão para e possa administrar com lisura e com qualidade de vida a cidade”, disse.

O vereador comemorou, ainda, a eleição como primeiro secretário, destacando a responsabilidade da função. “É um dos cargos mais importantes, às vezes, até mais que o presidente”, avaliou. Advogado no município, Eraldo inicia o quarto mandato, após ter sido eleito em 2004, 2008 e 2012, e também ter disputado as eleições de 2016, 2020 e 2024 sem êxito.
Apesar da cassação dos ex-vereadores Tio Leco e Tião do Karatê, eles não ficam impedidos de concorrer às próximas eleições em qualquer cargo político. Já o presidente do PP, Rodrigo Salvadori, que disputou a prefeitura de Campo Mourão nas eleições de 2024, e Sandra de Morais, constatada candidata fictícia no pleito, ficaram inelegíveis por oito anos, conforme determinação da Justiça Eleitoral.

