Volume histórico de chuva para novembro dobra em Campo Mourão em apenas 17 dias
O acumulado de chuva em Campo Mourão já dobrou nas primeiras semanas em relação à média histórica do mês, que é de 140,9 milímetros, valor calculado com base nos registros desde 2017, quando a Estação Meteorológica do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) foi instalada na cidade.
Até essa segunda-feira (17), foram registrados 280,8 milímetros de chuva no município. Conforme o Simepar, outras 19 estações meteorológicas do Estado também registraram acumulados acima da média histórica de novembro nos primeiros 16 dias do mês.
Com mais de sete anos de operação em Campo Mourão, a estação do Simepar permite acompanhar com precisão a evolução das chuvas no município. De acordo com a equipe meteorológica, os volumes registrados têm se mantido acima da média, pelo menos, nos últimos dois anos, tendência que se repete em 2025, porém de forma atípica, devido ao volume significativamente maior.
Em 2024, foram registrados 149,6 milímetros de chuva durante todo o mês de novembro. Em 2023, o acumulado foi de 198 milímetros. Entre 2018 e 2022, no entanto, o volume ficou abaixo da média. Já em 2017, primeiro ano da estação no município, o total foi de 191,8 milímetros, acima do esperado.
Danos
Segundo o Simepar, somente nos dois primeiros dias de novembro, o município já havia ultrapassado a média histórica, com 146 milímetros. Esse quantitativo foi suficiente para provocar destruição e danos em diversos pontos da cidade. Para se ter ideia, somente em termos de danos nas residências, que foram desde destelhamento, quedas de muros e paredes, infiltrações e rompimento de calhas, o prejuízo foi estimado em R$ 350 mil.
Diante das chuvas intensas, vendaval e queda de granizo registrados no dia 1º de novembro, a prefeitura decretou estado de calamidade pública em todo o território municipal, por meio do Decreto nº 12229/2025. A determinação tem validade de até 180 dias, podendo ser encerrada antes caso a situação seja normalizada.
Nesta semana, a prefeitura municipal realizou a entrega de telhas para mais de 30 famílias que tiveram seus imóveis destelhados em decorrência da chuva e do vendaval no início do mês. Segundo a administração municipal, o levantamento das necessidades foi realizado pelas equipes da Assistência Social, e a Defesa Civil organizou toda a distribuição.
Diversos outros municípios do Paraná também foram afetados. Diante disso, dias depois, o Governo do Estado também anunciou R$ 50 milhões do Tesouro Estadual ao Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) para municípios com decretos de calamidade pública aprovados, incluindo Campo Mourão.
Previsão do tempo
Segundo o Simepar, nesta terça-feira (18) o sol deve predominar em Campo Mourão e em parte do Paraná. A partir de quarta-feira (19), a estabilidade deve retornar em todas as regiões do estado. Com maior presença de sol, as temperaturas também devem se elevar, podendo atingir 29°C em Campo Mourão.
Uma nova frente fria pelo sul do Brasil provoca aumento da instabilidade nas regiões paranaenses a partir do final de semana, principalmente nas divisas com o Estado de Santa Catarina.

