Campeão Brasileiro
O dia 29 de junho de 2012 entrou para a história do esporte mourãoense. Nesta data, pela primeira vez em sua trajetória, o basquete de Campo Mourão conquistou um título a nível nacional, ao ser campeão dos Jogos Abertos Brasileiros, realizados na cidade de Vitória-ES, representando o Estado do Paraná. Por essa razão, o espaço todo deste informativo será utilizado para tratar dessa grande conquista.
A ESTRÉIA
Que toda estréia, em uma competição, é complicada, todo mundo sabe. Agora, estrear contra os donos da casa, que se preparam para voltar da licença para a Liga Nacional é mais ainda. Liderados pelo cubano Amiel e dirigidos pelo Croata Dusan, o time de Vitória deu muito trabalho para o Campo Mourão/Basquete, mas no final vitória mourãoense por 81 X 64.
CAMPO MOURÃO SURPREENDE FAVORITOS
O segundo jogo foi contra uma das equipes favoritas ao título, a equipe de Santos-SP. A equipe paulista já havia vencido Campo Mourão no início da temporada na Copa TV Tribuna. Só que desta vez a história foi diferente, com uma defesa agressiva e contra-ataques mortais, o time mourãoense surpreendeu os paulistas e fechou o jogo em 83 X 73, praticamente garantindo a vaga nas semifinais.
CONFIRMAÇÃO DO PRIMEIRO LUGAR
Uma vitória simples na última rodada da fase de classificação, contra os representantes do Mato Grosso do Sul, da cidade de Paranhos, dava o primeiro lugar do grupo ao escrete mourãoense. A equipe confirmou o seu favoritismo e venceu pelo placar de 83 X 69.
SEMI-FINAL HISTÓRICA
Conscientes que esta semi-final poderia entrar para a história do nosso basquete, a equipe mourãoense entrou determinada a levar, pela primeira vez, o projeto Campo Mourão/Basquete para uma final de nível nacional. Comendo a bola, a equipe não deu chances à equipe de Goiânia, que surpreendeu, na primeira fase, ao eliminar uma das favoritas ao título, a equipe do Rio de Janeiro. Mas, sabendo da qualidade dos goianos, os mourãoenses não deram oportunidade aos adversários e venceram o jogo por 99 a 63 e garantiram a vaga na disputa pela medalha de ouro.
FINAL CONTRA A ASELEÇÃO MINEIRA DO NBB.
A cidade mineira de São Sebastião do Paraíso foi representada pelos atletas da empresa Vigor Sports, de Belo Horizonte, que montou uma verdadeira seleção mineira do NBB, formada por Rafael Mineiro (Campeão do NBB por Brasília), Fernando Mineiro e Hubner (Tijuca), Wanderson (Franca), Fabrício e Perez (Sorocaba), Bernardo (Minas Tênis), entre outros. Os atletas tinham como objetivo conquistar a medalha de ouro para o estado de Minas Gerais, entretanto, o time mourãoense estava impossível, com uma defesa agressiva quadra inteira e um bom aproveitamento nos arremessos de 3 pontos, os nossos heróis, comandados pelo técnico Emerson Souza, surpreenderam as estrelas do NBB e conquistaram o primeiro título nacional da história do nosso basquete, vencendo a final pelo placar de 91 a 84.
A RECEPÇÃO DO PREFEITO
Após a intensa comemoração e a longa viagem de retorno, os atletas e comissão técnica campeões, acompanhados da diretoria da Amobasquete e da Fecam, foram recepcionados pelo prefeito Nelson Tureck em seu gabinete. O prefeito parabenizou os campeões e se disse emocionado com a proeza da nossa equipe de basquete.
DESFILE EM CARRO ABERTO
Logo após, os campeões desfilaram em carro aberto pelas principais avenidas de Campo Mourão, onde puderam sentir o carinho e a alegria dos torcedores locais com a conquista do basquete. Inúmeros carros seguiram em cortejo e abrilhantaram a festa que a população fazia ao aplaudir os medalhistas.
DIRETORIA DA COAMO RECEBEU OS CAMPEÕES
Os principais dirigentes da Coamo, patrocinadora máster do Basquete mourãoense, também recepcionaram os campeões. O presidente da Coamo, Aroldo Galassini, foi presenteado com uma camiseta da equipe e recebeu simbolicamente o troféu de campeão dos Jogos Abertos Brasileiros. Certamente, Coamo e Campo Mourão Basquete são dois dos mais importantes divulgadores positivos de nossa cidade.
