Retrospectiva 2011

Continuamos a retrospectiva do basquete em 2011. Como na semana anterior expus resumidamente os melhores resultados em competições, hoje tentarei demonstrar o que aconteceu de mais importante nos bastidores da modalidade durante esta temporada. Lógico que a possibilidade de esquecer algo relevante é grande, mas ainda assim, corro o risco.

 

Sócio Torcedor

A diretoria da Amobasquete, com o objetivo de arrecadar recursos para a modalidade e atrair mais simpatizantes para o nosso projeto, inovou com o projeto Sócio Torcedor. Os interessados colaboraram financeiramente com o time adulto e em troca receberam uma camiseta e a oportunidade de ir a todas as partidas do time adulto junto com mais dois convidados, a seu critério. O ano de 2012 deve ser ampliado essa ação para tentar atingir pelo menos 150 associados.

 

Apresentação das equipes

Pela primeira vez na história da modalidade a equipe adulta e as equipes de base do basquete foram apresentadas à comunidade de forma oficial e em um grande evento promovido pela Amobasquete e Fecam. No anfiteatro da Faculdade Integrado, em uma noite muito agradável e com um cerimonial bem organizado, o basquete demonstrou mais uma vez que está caminhando a passos largos rumo à profissionalização.

 

Jantar da Amobasquete e da base

O sucesso dos jantares promovidos pela Amobasquete e pelos atletas das categorias de base ajudam a demonstrar que a comunidade apóia os trabalhos realizados pela modalidade. Foram mais de 250 pessoas se confraternizando e mostrando de uma forma concreta que estão parceiros do basquete em seus projetos.

 

A união dos pais em prol da categoria de base

Outro ponto alto da temporada 2012 foi a atuação dos pais dos atletas das categorias de base. A família dos nossos jovens atletas está mais presente e participativa nos treinamentos, competições e atividades promocionais. Essa proximidade contribui tanto na educação dos jovens como na valorização da família.

 

Aprovação da lei de incentivo ao esporte federal

Essa foi a melhor notícia do ano. O Ministério dos Esportes aprovou o projeto da Amobasquete, que dessa forma foi oficialmente autorizada a captar recursos através da lei de incentivo ao esporte federal. As empresas interessadas podem destinar 1% de seu imposto de renda devido para o projeto do basquete, sem ter que dar nenhum tipo de contrapartida. As primeiras parcerias estão sendo definidas e no início de 2012, a diretoria da Amobasquete deve anunciar oficialmente os novos patrocinadores do basquete.

 

Emenda parlamentar

O sucesso do basquete de Campo Mourão tem mobilizado empresas, pessoas da sociedade e até a classe política. Prova disso foi a emenda parlamentar para auxiliar o basquete de Campo Mourão incluída no orçamento de 2012 pelo deputado federal Rubens Bueno.

 

Estagiários na Amobasquete

Outro ponto relevante desse ano foi a participação de sete estagiários do curso de Educação Física da Faculdade Integrado junto aos trabalhos extra-quadra do basquete de Campo Mourão. O interesse dos acadêmicos, minimamente, demonstra que a modalidade tem sido bem vista pelos estudiosos.

 

Retorno de mídia

Uma modalidade que consegue destacar suas ações em uma coluna semanal, a Cesta daTribuna, no maior diário da região, o jornal Tribuna do Interior; que todas às terças-feiras é assunto destaque no programa Carajás Esporte; que consegue emplacar mais de 20 reportagens na Rede Globo; dentre tantas outras reportagens em outros órgãos da imprensa escrita, falada, televisiva, virtual, etc. tem que admitir a importância da imprensa, portanto, o basquete mourãoense sabe que só tem o reconhecimento atual porque a imprensa local abre generoso espaço para os acontecimentos relevantes da temporada.