Ponte de Guaratuba
A construção da Ponte de Guaratuba chegou a 11,12% de conclusão de acordo com o relatório mensal. A principal novidade no estágio da obra é o início dos trabalhos de fundação da parte estaiada da estrutura. Até o momento, nove das 64 estacas de concreto que servirão de base para os 1.244 metros de extensão da ponte já foram instaladas e outras oito estão em processo de instalação.
Turismo no Paraná
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, destaca o fortalecimento do turismo do Paraná com uma série de ações do poder público e da iniciativa privada, que somam esforços para alavancar o setor. A expectativa é que com as obras de infraestrutura em andamento, aumente ainda mais visitantes e investimentos privados.
Futuro do turismo
As obras da Ponte de Guaratuba e da duplicação da BR-469, conhecida como Rodovia das Cataratas, vão transformar o turismo do Paraná nos próximos anos. No ano passado o Estado já recebeu 791 mil turistas estrangeiros e figurou como um dos principais destinos internacionais do Brasil. O Paraná também encerrou 2023 com crescimento de 11,6% no setor de turismo, segundo melhor indicador do País.
Canal Cidadão Alerta
Como pagar menos impostos sem precisar sonegar impostos? Esse é o tema debatido pelo presidente do canal Cidadão Alerta, Jorge Tarasuk. Em um vídeo publicado no canal, Tarasuk orienta como combater a corrupção no meio público e com isso apoiar políticos comprometidos com a população, com a aplicação justa dos impostos sem continuar sacrificando o povo. Confira essa e mais informações no link:https://cidadaoalerta.org.br.
Talento Tech-PR
O secretário Alex Canziani (Inovação, Modernização e Transformação Digital ) destacou o início dos cursos do Talento Tech-PR. “É o maior programa na área de tecnologia da informação do Brasil! Um agradecimento especial ao secretário Aldo Bona (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), secretário Roni Miranda (Educação), professor Ramiro Wahrhaftig (Fundação Araucária( e ao time da UPEG”, disse.
Um milhão
As Cataratas do Iguaçu receberam na segunda-feira, 22, a visitante de número 1.000.000, por volta das 13 horas. Livia é do Espírito Santo e veio com a filha, Manuela, e o marido, Rodrigo, para conhecer as cataratas do Iguaçu. É a mesma marca atingida na mesma data no ano passado. o primeiro milhão de visitantes do ano, a maioria é brasileira, representando 59% da visitação. Os 41% restantes são formados por estrangeiros. A expectativa é atingir os dois milhões e visitantes, melhor número em 2019 – antes da pandemia – em 2025.
Segundo turno
Sete cidades do Paraná poderão ter segundo turno nas eleições de 2024, duas a mais que no último pleito municipal. Portanto, a partir deste ano, eleitores de Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu poderão retornar às urnas em 27 de outubro.
Empreendimento público
Ponte da Integração Brasil-Paraguai foi a vencedora do Troféu PAINEL 2024 na categoria Empreendimento Público. Com 1.397 votos, o projeto paranaense foi escolhido por 45% do público que votou na categoria, ficando à frente do Contorno de Florianópolis, com 44% das escolhas.
Impactos da IA
A Faciap reunirá líderes empresariais, intelectuais, inovadores tecnológicos e estudantes para discutir o impacto da inteligência artificial na transformação do cenário de negócios. Trata-se do Fórum Faciap, que ocorrerá nesta quinta-feira, dia 25 de julho, a partir das 13 horas, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O site da Faciap disponibiliza o link para inscrição.
Matas ciliares
O Paraná conseguiu ampliar a cobertura de matas ciliares em 12% nos últimos anos. O Estado passou de 1,25 milhão de hectares de cobertura florestal nestas áreas em 2008 para 1,41 milhão de hectares em 2021, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Água e Terra (IAT) com base nos dados do MapBiomas.
Paraná Mais Verde
Uma das principais ações que acelerou esta recuperação a partir de 2019 foi o programa Paraná Mais Verde, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), que distribui mudas de espécies nativas para plantio em áreas de preservação, unidades de conservação, áreas urbanas ou outras finalidades.
Congelamento confirmado
O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou o congelamento de 15 bilhões de reais, entre bloqueios e contingenciamentos, no Orçamento de 2024. A medida é considerada necessária para que os limites de gastos e de déficit estipulados para o ano não sejam descumpridos. Com as novas projeções da pasta, o déficit esperado pelo governo passou para 32,6 bilhões de reais, mas com o contingenciamento de 3,8 bilhões de reais, o valor cai para 28,8 bilhões de reais, o limite permitido pelo arcabouço fiscal.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.