Rodovia das Cataratas

O presidente Jair Bolsonaro vai confirmar na quinta-feira, 27, em Foz do Iguaçu, a duplicação da BR-469 (Rodovia das Cataratas) no trecho de 8,7 quilômetros entre o trevo da Argentina e o portão do Parque Nacional do Iguaçu. Nesta obra,  a Itaipu vai financiar 70% do custo previsto de R$ 135 milhões, enquanto o Estado bancará os 30% restantes. O governador Ratinho Junior estará presente no anúncio.

Eleitor
Os prefeitos que vão para reeleição ou candidatos que querem apoio do governador Ratinho Junior afirmam que a indicação do candidato a vice passa pelo governador que está muito bem avaliado nas pesquisas. A aprovação de Ratinho Junior é bem maior da média dos governadores brasileiros.

Fórmula perfeita
Um candidato a prefeito no Paraná disse à coluna que a eleição, na maioria das cidades, tem uma fórmula perfeita e inclui os apoios do governador Ratinho Junior, do presidente Jair Bolsonaro e do setor produtivo. A retomada dos empregos deve ser a principal bandeira da campanha.

Investimentos no Sul
O governador Ratinho Junior destacou que o sul do Paraná vem recebendo uma série de investimentos, principalmente em infraestrutura e na saúde. Ratinho Junior ressaltou que o Estado já vinha se preparando para a enfrentar outras doenças, como a dengue, febre amarela e as gripes sazonais. “Diante dessa pandemia antecipamos investimentos e colocamos em operação três hospitais regionais, de Telêmaco Borba, Ivaiporã e Guarapuava, exclusivos para atender pacientes de coronavírus nesse momento de dificuldade”, disse.

Pedágio no Oeste
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, entregou ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, documento elaborado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento que mostra o interesse da região de participar ainda mais decisivamente da nova licitação de rodovias no Estado. “Podemos participar das licitações com empresas regionais, em todos os lotes das rodovias que serão pedagiados” disse Grolli.

Colégio Sesi
O deputado Aliel Machado (PSB) disse ao presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, que está muito preocupado com a possibilidade de fechamento do Colégio Sesi em Ponta Grossa. Alel apresentou dados relacionados à atividade industrial na cidade que demonstram a importância da continuação das atividades do colégio ao estado e região. O encerramento das atividades da escola pode se dar por conta do corte de recursos por parte do governo federal.

Avante
A psicóloga e pastora Lu Peder será a vice do empresário e advogado Rogério Calazans na disputa pela prefeitura de Maringá, adianta o presidente do Avante, Cícero Carlos da Silva. Em nota o partido destaca que “o Avante seguirá firme na defesa dos princípios cristãos conservadores como pauta de conduta da nova administração de Maringá”.

Livro do ex-ministro
Chegará às livrarias no dia 25 de setembro o livro “Um paciente chamado Brasil – Os bastidores da luta contra o coronavírus”, de autoria do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. No livro, Mandetta narra em detalhes a luta para conter a covid-19 durante sua gestão como ministro da Saúde. A questão envolvendo a cloroquina e o isolamento social, e demais assuntos que foram destaque naquela fase estarão contemplados no relato.

Sessões
Em União da Vitória, o MP expediu recomendação para que a Câmara Municipal volte a transmitir as sessões via rádio, televisão e internet, com o objetivo de “assegurar o direito fundamental ao acesso à informação por parte da população”. Com a proximidade do período eleitoral, o acesso às sessões é fundamental para a fiscalização de eventuais ilegalidades relacionadas às eleições.

Futebol de Salão
O Secretário Beto Preto (Saúde) não validou o retorno dos jogos de futebol de salão sem o devido cumprimento dos protocolos de segurança. A testagem pelo padrão RT-PCR faz parte das exigências para que atletas, comissão técnica, arbitragem e colaboradores possam realizar as partidas. É necessário que as condições efetivas de segurança para o retorno das partidas, cumprindo os protocolos e exigências sanitárias, sejam atendidas.

Fora da casinha
O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP), afirmou que o Judiciário e o MP “estão muito fora da casinha” e que dedica seu mandato como deputado a “enquadrá-los”.  Barros afirmou que “a força-tarefa da Operação Lava Jato desesperadamente quer esconder do procurador-geral da República Augusto Aras os seus métodos”.

Em recuperação
As vendas no comércio varejista paranaense cresceram na primeira quinzena de agosto na maior parte dos segmentos, recuperando parte das perdas registradas no ano. Venderam mais: áudio, vídeo e eletrodomésticos (49%); informática e telefonia (26%), material de construção e ferragens (22%), hipermercados e supermercados (12%), farmácias (10%), cama, mesa e banho (8%), cosméticos, perfumes e higiene pessoal (5%) e veículos novos (1%) – este último, aliás, registrou o primeiro respiro de vendas desde janeiro.

'Herodes'
O prefeito de Curitiba Rafael Greca (DEM) descartou, por enquanto, reabrir as escolas. “Eu tenho muito medo de me transformar num ‘Herodes’ moderno. Num matador de inocentes. Não há segurança sobre o que acontece com as crianças. Nós vamos manter uma posição de cautela com o ensino online por mais algum tempo”, disse.

Empregos  
O governador Ratinho Júnior manteve os investimentos em áreas essenciais, principalmente na geração de empregos, já que a pandemia tirou muitas pessoas do mercado de trabalho e levou vários pequenos e médios empresários a amargar enormes prejuízos. Segundo o governador, o desempenho é o quarto melhor do País, atrás apenas de São Paulo (22.967), Minas Gerais (15.843) e Santa Catarina (10.044).  O Paraná criou 8.833 empregos com carteira assinada em julho, um incremento de 214% em relação a junho, quando foram abertas 2.829 vagas.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.