As 10 doenças mais estranhas do mundo

Imagine você acordar conversando com um sotaque estrangeiro, acreditando que está morto há alguns anos ou ainda comendo qualquer tipo de objeto que encontrar pela frente. Estranho não?

Esses são exemplos de doenças que realmente existem e são pesquisadas por cientistas do mundo inteiro. O jornal australiano Sydney Morning Herald fez uma pesquisa e relacionou as 10 doenças mais estranhas do mundo. Veja quais são as doenças e se conhece alguém com algum desses casos no mínimo incomuns.

 

Síndrome do Sotaque Estrangeiro. Após qualquer tipo de lesão no cérebro que venha a atingir a área responsável pela linguagem, a pessoa acorda falando com um sotaque que lembra uma língua estrangeira, pode ser italiano, francês ou espanhol. Será que também existem casos da pessoa acordar falando com sotaque gaúcho, nordestino ou carioca?

Síndrome de Capgras. Depois de uma briga com parentes ou amigos, a pessoa passa a acreditar que eles foram sequestrados e substituídos por impostores. Em casos extremos, a pessoa acredita que todos os objetos de sua casa são réplicas e que ele próprio é um impostor.

Síndrome de mão estranha. A mão da pessoa acometida por essa síndrome age por conta própria. Acomete pessoas com lesões cerebrais e a mão é capaz de ações complexas como segurar objetos sem que a pessoa perceba. Pensa! O que vai ter de sem-vergonha usando essa síndrome como desculpa.

Síndrome da Alice no País das Maravilhas. Assim como a personagem do filme, o doente começa a ver os objetos em tamanho minúsculo, chegando ao ponto de ver distorções em seu próprio corpo.

Pica. Apesar do nome estranho, essa doença faz referência à palavra latina pega, um pombo que come de tudo. O doente faz exatamente a mesma coisa, come de tudo, desde pedras, chaves, moedas, bituca de cigarro e por ai vai. Já teve casos de pessoas que morreram com mais 600 dólares em moedas no estômago. Está certo que a poupança não está rendendo muito, mas também há outros lugares para guardar dinheiro.

Maldição de Ondina. Nesse caso, as vítimas perdem o controle da respiração. Isso mesmo, a pessoa simplesmente se esquece de respirar. Está lá dormindo, bem tranquilo, esquece de respirar e acorda sufocado. Se você gosta de dormir, fique feliz por não ter esse problema durante seus sonhos.

Síndrome de Cotard. Em minha opinião esse é o caso mais estranho. Nessa síndrome a pessoa acredita que já morreu há alguns anos. Isso mesmo, a pessoa acredita que é um zumbi e que as pessoas a sua volta também estão mortas. Chega ao ponto de sentir sua carne apodrecendo ou vermes passeando pelo seu corpo. Qualquer semelhança com o filme Os Outros é mera coincidência.

Síndrome de Ríley-Day. As vítimas dessa doença não sentem dores. Se você sofre de constantes dores de cabeça e acredita que essa doença seria boa para você, não é bem assim. Essa doença é um grande problema, por não sentirem dores, elas sofrem acidentes constantes, como cortes e queimaduras e normalmente morrem antes dos 30 anos. Na próxima vez, que bater o dedão do pé e sentir muita dor, agradeça por isso.

Síndrome da Redução Genital. Esse distúrbio mental leva a pessoa a acreditar que seus genitais estão desaparecendo. O episódio mais estranho dessa síndrome ocorreu em Cingapura, em 1967, quando centenas de homens acreditavam que seus pênis estavam sumindo. No Brasil, há registro de um único caso, onde convencido que seu pênis estava sumindo, o paciente tentou se matar com duas facadas no abdômen. Esse caso dispensa comentários, concorda?

Cegueira Emocional. Depois de olhar para alguma imagem forte, a pessoa perde a visão por alguns segundos, ou décimos de segundos. Literalmente a pessoa fica cega de emoção.

 

Com certeza existem doenças tão estranhas quanto essas ou ainda piores. Sabendo de novos casos escreverei novamente para vocês.