Assistir jogo de futebol aumenta risco de infarto

Que o Brasil inteiro – ou pelo menos grande parte dele – está esperando a final da Libertadores entre Corinthians e Boca Juniors é do conhecimentos de todos. Agora você sabia que assistir jogos decisivos de futebol aumenta o risco de infarto do coração?

Isso mesmo. As pessoas que ficam muito nervosas assistindo jogo de futebol podem infartar durante as partidas. Pesquisa da Universidade de Munique feita com alemães aponta que risco de eventos cardíacos graves, como infartos, pode triplicar.

Para se ter um exemplo, no ano de 1994, durante a decisão por pênaltis entre Brasil e Itália, o professor universitário Renato Ladeia, na época com 46 anos afirma ter sentido um pouco de pressão no peito, mal-estar e muita angústia, resultado foi levado ao hospital, infartou em seguida e passou por procedimento para restabelecer o fluxo de sangue no coração

O cardiologista Carlos Alberto Pastore, do Instituto do Coração (In-Cor) confirma que o coração sofre em partidas de futebol, tanto em partidas regionais e ainda mais em jogos decisivos.

O médico Nabil Ghorayeb, presidente do Grupo de Estudos em Cardiologia do Esporte da Sociedade Brasileira de Cardiologia, afirma que na final do Campeonato Paulista de 2010 atendeu dois pacientes que infartaram assistindo o jogo.

Segundo os médicos, o risco maior são as pessoas que já têm problemas no coração e não costumam se cuidar.

Vale lembrar que alimentação balanceada, evitar o álcool e cigarros e realizar atividades físicas minimizar o risco de infarto e outras doenças cardíacas.

Fonte: Portal G1