Bactéria e Vacina podem erradicar a Dengue

Pesquisas mostram um cenário favorável à erradicação da Dengue nos próximos anos. A notícia surge devido a duas pesquisas que estão sendo realizadas.

O primeiro trabalho é realizado por pesquisadores da Austrália, Brasil, China, Indonésia e Vietnã utilizando a bactéria Wolbachia. A bactéria contamina o mosquito Aedes aegypti diminuindo a vida dele pela metade, de 30 para 15 dias, além de eliminar o vírus da Dengue que contamina o mosquito.

A experiência foi realizada em 2011 na Austrália, onde após dez semanas da liberação da bactéria no ambiente, 100% dos mosquitos estavam contaminados pela bactéria Wolbachia. A estimativa é que em 2014 ocorra a mesma experiência no Brasil.

O segundo trabalho com expectativa de sucesso é o desenvolvimento de vacina por laboratórios especializados. Uma vacina efetiva contra três dos quatro subtipos da Dengue foi um grande avanço, porém ainda necessita ser melhor desenvolvida para poder ser aplicada à população.

De qualquer forma, esses dois fatos geram uma expectativa quanto à diminuição dos casos de Dengue.  Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, ocorrem anualmente cerca de 100 milhões de casos de Dengue no mundo. No Brasil, no ano de 2010, foram 1 milhão de casos confirmados.

Fonte: Agência Brasil