Cientistas descobriram genes causadores da ‘magreza’

Cientista publicaram na revista Nature que descobriram a causa genética da magreza extrema, que em crianças pode causar a síndrome da falha de desenvolvimento.

Os cientistas observaram que cópias excedentes de certos genes podem predispor as pessoas a serem magras demais. Segundo o estudo, uma em cada duas mil pessoas tem parte do cromossomo duplicado, resultando em homens com 23 vezes e mulheres com 5 vezes mais chances de se tornarem pessoas excessivamente abaixo do peso, com IMC abaixo de 18,5.

No estudo, a equipe de cientista do Dr. Froguel estudou o DNA de cerca de 95 mil pessoas e descobriram que a duplicação de uma parte do cromossomo 16, contendo mais de duas dúzias de genes, é fortemente associada ao peso abaixo do normal.

Segundo o cientista, pais e mães com filhos severamente abaixo do peso eram de forma errada acusados de negligência ou maus tratos quando, na realidade o problema era causado meramente por uma falha genética.

Em um estudo anterior dos mesmos cientistas, descobriu-se que pessoas com a ausência de uma cópia de genes tinha 43 vezes mais chances de serem obesas mórbidas. Essa e outras pesquisas já haviam identificado um grande número de falhas genéticas que levavam a obesidade, mas esta última pesquisa foi a primeira a detectar uma causa genética para a magreza.

Fonte: France Presse