Dedão do pé é implantado no lugar de polegar

O caso aconteceu na Inglaterra, onde um britânico chamado James Byrne, de 29 anos, teve o polegar da mão esquerda acidentalmente amputado enquanto serrava madeira em dezembro do ano passado. Os médicos tentaram reimplantar o dedo, mas a tentativa não teve êxito, então como alternativa os cirurgiões plásticos do Hospital Frenchay, em Bristol, transplantaram o dedão do pé esquerdo de Byrne para sua mão.

Segundo o cirurgião do Hospital, Umraz Khan, a perda do polegar é mais incapacitante que a perda do dedo do pé, então o custo-benefício é melhor. Não é um problema tão grande como perder um polegar, então o ganho é maior

Byrne afirma que foram testadas várias técnicas para que o reimplante do polegar desse certo, incluindo o uso de sanguessugas, como nada havia dado certo, a alternativa foi implantar o polegar, 9 meses depois a amputação do dedo. Ele disse ainda não se importar com a estética, o importante é o dedo funcionar corretamente, para continuar trabalhando como pedreiro.

O britânico terá de passar por fisioterapia para ajudá-lo a se adaptar ao uso do novo polegar, também irá reaprender a se equilibrar sem o dedão do pé esquerdo, mas após a adaptação, poderá andar e correr normalmente.

Para melhorar a questão estética, cirurgias plásticas poderão ser realizadas para que o dedão se pareça mais com um polegar.

Provavelmente, nesse momento, você esteja olhando para o seu dedão do pé e imaginando como seria ele implantado na sua mão. Se parece com a foto abaixo?

Fonte: BBC