Mastigue bem: evite ficar engasgado

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo duas pessoas são atendidas por hora após engolir objetos.

Esse fato não é uma particularidade daquele estado não. Em nossa região a situação é muita semelhante. Não é raro as pessoas procurando atendimento nas Unidades de Saúde engasgadas após engolirem ossos de galinhas, espinho de peixe, carne sem a devida mastigação, moeda, brincos entre muitos outros objetos que já presenciei.

Na literatura há relatos e radiografia de pessoas que chegaram a engolir garfos e escovas de dente.

Agora, está muito enganado quem acredita que esse problema é exclusivamente de crianças. Grande parte são em pessoas adultas que não tomam cuidado durante a alimentação.

As crianças necessitam mesmo de um cuidado especial, quando começam a engatinhar e andar, elas possuem o hábito de colocar os objetos na boca que podem causar sérios problemas. Segundo o Ministério da Saúde, em 2008, morreram 754 crianças vítimas de sufocamento.

No entanto, os adultos precisam tomar os devidos cuidados durante a alimentação. Comer em pequenas porções e mastigar bem os alimentos. Nesses casos a prevenção é muito importante.

No caso de engasgamento, atitudes como tentar tirar o objeto com a mão ou sacudir a criança tende a piorar ainda mais o caso. O melhor a se fazer é procurar imediatamente um serviço de emergência para providenciar a retirada do corpo estranho.