Mulher troca mandíbula na tentativa de curar enxaqueca
Lauren Reed, uma britânica de 33 anos, conseguiu acabar com uma dor de cabeça que durava mais de 20 anos.
Como? Realizando uma cirurgia na mandíbula, onde os cirurgiões quebraram a mandíbula superior e implantando uma prótese de metal.
O problema de Reed é conhecida como disfunção temporomandibular, um problema nas juntas da mandíbula que causa dores de cabeça constantes.
A britânica refere que em algumas situações as dores eram tão intensas que ela era impedida de comer.
‘Eu não conseguia dormir ou comer corretamente. Eu tinha vergonha de comer em frente a outras pessoas e de sair. Tinha que comer quantidades minúsculas e, frequentemente, meu rosto doía tanto que eu tinha que parar de comer. Era muito exaustivo e comecei a perder peso’, afirmou.
A cirurgia durou nove horas e foi realizada em Londres em parceria com americanos. A prótese da mandíbula foi fabricada em titânio, particularmente adaptada a anatomia de Reed e posteriormente fixado ao osso da face com parafusos.
Segundo Reed, logo após a cirurgia as cirurgias já diminuíram. ‘É maravilhoso, é como se eles tivessem feito um milagre. Passei por uma dor terrível todos os dias da minha vida antes da cirurgia. Eu costumava sair da minha mesa de trabalho e chorar por 20 minutos, era insuportável’.
Apesar do resultado a cirurgia apresenta algumas restrições, o movimento da mandíbula é somente para cima ou para baixo, nunca para os lados e os implantes necessitam serem trocados a cada 15 ou 20 anos.
Mas vamos concordar, o que são essas restrições para quem não conseguia nem comer e nem falar normalmente.
Fonte: BBC