Nunca é tarde para começar a fazer exercícios

A prática regular de exercícios físicos traz benefícios para a saúde e é de conhecimento geral, porém pesquisa realizada pela University College London, com cerca de 4 mil pessoas, verificou a redução dos problemas cardíacos mesmo para aquelas pessoas que começam a praticá-los tardiamente, após os 40 ou 50 anos.

A pesquisa foi publicada na revista científica ‘Circulation’ e afirma que nas pessoas que praticavam em média duas horas de exercícios físicos semanais apresentavam índices menores de marcadores inflamatórios em seu sangue. Grandes quantidades desses marcadores na corrente sanguínea aumentam o risco de problemas cardíacos.

A pesquisa ainda indica que os exercícios não precisam ser muito intensos, caminhadas vigorosas e até jardinagem já podem preencher essas duas horas e meia de atividades.

É importante ressaltar que a pesquisa focou de forma geral os indicadores de problemas cardíacos e não especificamente as doenças do coração.

Outra questão importante levantada é que os bons resultados da pesquisa ocorrem também em pessoas obesas e com o hábito de fumar.

Fonte: BBC