Pesquisas incomuns, bizarras e óbvias levam Prêmio Ig Nobel

Realizando pesquisas sobre a saúde para disponibilizar para os leitores dessa coluna, encontrei uma matéria que julguei bem interessante. Não diz respeito especificamente sobre saúde, mas como se refere a pesquisas científicas, considero que merece uma atenção, além de ser muito engraçado.

Trata-se do Prêmio Ig Nobel que é uma sátira ao famoso Prêmio Nobel. É uma premiação da revista de humor científico Anais da Pesquisa Improvável e desde o ano de 1991 premia todos os anos dez pesquisas incomuns, bizarras ou óbvias. Vocês vão ver como não falta criatividade aos pesquisadores.

Vamos lá. Na categoria Biologia, o prêmio foi para pesquisadores de uma universidade do Canadá que estudaram o amor impossível entre um besouro macho e sua cerveja. O besouro tentou fazer sexo com tanta vontade com uma garrafa de cerveja que acabou morrendo. Isso sim nós podemos chamar de amor impossível.

Na categoria Fisiologia, a pesquisa premiada foi um estudo que mostra que o bocejo não é contagioso entre tartarugas. Agora eu te pergunto, você conseguia viver tranquilamente sem saber isso?

O Ig Nobel de Medicina foi para os cientistas que mostraram os efeitos no organismo de segurar o xixi. Bom, isso já é mais interessante.

Na categoria Química, pesquisadores japoneses foram premiados por criarem um alarme a partir do tempero wasabi. A primeira coisa que eu me pergunto é: o que é um tempero wasabi?

A Ig Nobel de Física premiou a pesquisa que investigou por que atiradores de discos nas Olimpíadas ficam zonzos, quando os de martelos não ficam. Menos mal, antes ser atingido por um disco que por um martelo. Podemos ir as Olimpíadas do Rio tranquilamente.

O prêmio de Psicologia foi para Karl Halvor Teigen. O cientista foi premiado por tentar desvendar o motivo das pessoas suspirarem. Muito ocupado esse cientista, não?

Na categoria Matemática os premiados foram os cientistas que prevêem tragédias e desastres por ensinar os demais a terem cuidado na hora de se calcular alguma coisa. Não sei como a humanidade conseguiu evoluir sem saber disso.

O prêmio Ig Nobel na categoria Literatura é bem interessante. A pesquisadora John Perry concluiu que para ter sucesso, basta trabalhar em algo importante o suficiente que sirva de desculpa para você não fazer algo ainda mais importante. E olha que desculpa pra nós fazermos alguma coisa é o que não falta.

O prêmio da Paz foi para o prefeito Arturas Zuokas de Vilnius, na Lituânia. Para resolver o problema de carros parados em locais proibidos, ele mandou passar sobre eles com um tanque de guerra. Já imaginou se isso vira moda aqui em Campo Mourão?

O último prêmio, o Ig Nobel de Segurança Pública foi para o canadense John Senders que vendou um motorista por repetidas vezes enquanto ele dirigia em uma estrada em alta velocidade. Até agora estou me perguntando qual o motivo dessa pesquisa.

Segundo os organizadores do evento, O Ig Nobel é levado na brincadeira pela maioria dos cientistas que comparecem pessoalmente para aceitar o prêmio. A cerimônia acontece no Teatro Sanders da famosa Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e sempre conta com um punhado de ganhadores do verdadeiro Nobel. As brincadeiras incluem o ganhador do Nobel de Física de 2005, Roy Glauber, cuja nobre função na premiação é varrer aviõezinhos de papel que caem no palco.

Para vocês verem, para realizar pesquisa não precisa de muita coisa, basta você ser altamente criativo.

Fonte: G1