QI pode mudar durante a adolescência

Uma pesquisa realizada em Londres e publicada ontem (19) pela revista Nature indica que o QI pode ter alterações durante a adolescência. E mais, as alterações ocorreriam tanto na nota, quanto na estrutura do cérebro.

O QI que é a sigla para “quociente de inteligência”, indica tradicionalmente a capacidade intelectual de uma pessoa, sendo muitas vezes calculado durante a infância e considerado estável durante toda a vida. Porém, a descoberta de que esse valor varia durante a adolescência pode causar mudanças nesses conceitos.

Os pesquisadores testaram 33 adolescentes em 2004, quando eles tinham entre 12 e 16 anos. Os pesquisados foram submetidos a testes de QI e de ressonância magnética, para análise da estrutura do cérebro. Em 2008 os exames foram repetidos e os dados obtidos foram comparados.

A surpresa ficou por conta da diferença entre as notas obtidas que chegaram à 20 pontos tanto para mais quanto para menos.

De acordo com a pesquisadora Cathy Price, da Universidade College, a pesquisa descobriu uma correlação clara entre essa mudança no desempenho e as mudanças na estrutura do cérebro. Podendo assim dizer com alguma certeza que essas mudanças no QI são reais.

Novas pesquisas deverão ser feitas para descobrir o que causa as mudanças no QI e no cérebro e também para determinar se a tendência continua durante a fase adulta.

Fonte: G1